quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Visão Geral do cenário atual de sistemas de CFTV



Pode-se dizer que atualmente existem dois principais grupos de sistemas de CFTV:
Sistema de CFTV analógico (analógico convencional e HD).
Sistema de CFTV IP.

A proposta desse artigo é discutir alguns padrões e gerar mais informações para que possamos avaliar melhor as soluções existentes no mercado.

Segundo análise do especialista em soluções tecnológicas para varejo, Bruno Gilli, a pouco tempo atrás tentou-se introduzir um novo padrão para sistema de CFTV de alta resolução, com tráfego de imagens sobre cabos coaxiais (similar aos que são utilizados em sistemas analógicos). Essa nova tecnologia foi denominada HD-SDI (High Definition Serial Digital Interface), pois trafegava um sinal digital (similar ao sinal transmitido pelas câmeras IP) por uma infraestrutura que normalmente é utilizada para sistemas analógicos. 
Esse novo padrão enfrentou grandes dificuldades no mercado de CFTV, pois demandava cabos coaxiais de boa qualidade e as distâncias máximas de cabeamento não eram muito diferentes dos sistemas IP. Além disso, os preços dos equipamentos eram muito próximos aos dos equipamentos de CFTV IP. O que fazia com que a convergência natural fosse do sistema analógico para o IP e não do analógico para o SDI. Por fim, esse sistema não se tornou padrão para CFTV e atualmente é apenas utilizado em sistema de gravação de imagens para televisão.

Um dos responsáveis pelo fim prematuro do SDI, nos sistemas de CFTV, foi o surgimento dos sistemas analógicos de alta definição. Esses equipamentos entraram no mercado com os mesmos preços das câmeras analógicas convencionais. Inicialmente possuíam resolução de até 2MPixels, porém atualmente possuem resolução de até 5MPixel (HD-TVI), similar aos modelos de câmeras IPs mais comuns encontrados no mercado. 

Os benefícios de um Sistema analógico de alta resolução são:
Equipamentos com baixo preço [mais acessíveis];
Simples migração do analógico convencional para o sistema HD. Pode ser feito pouco-a-pouco, de acordo com o orçamento do cliente;
Infraestrutura relativamente barata para projetos de pequeno e médio porte;
Não possui delay de imagem;
Cabos coaxiais podem chegar até 1.000m.

Atualmente existem três padrões de sistemas de CFTV analógico, que não são compatíveis entre si. Esses padrões são:
HD-TVI – High Definition - Transport Video Interface
HD-CVI – High Definition - Composite Video Interface
AHD – Analog High Definition


Comparação do analógico HD com outras tecnologias disponíveis

Os sistemas analógicos de alta definição vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, a ponto de já se falar da “morte” dos sistemas analógicos convencionais (de baixa resolução). Um dos motivos para popularização das TVs de alta resolução foi, em parte, a procura por sistemas de CFTV HD. 
Até pouco tempo atrás, a única opção HD, disponível para o mercado de CFTV era o sistema IP, que sempre foram muito mais caros que os sistemas analógicos convencionais, por conta do seu alto desenvolvimento tecnológico. Já os sistemas analógicos HD são de baixa complexidade, assim como os seus “irmãos” analógicos convencionais, o que os faz extremamente competitivos e com ótima relação custo-benefício.  

Segundo a HD-CCTV Alliance (associação internacional que cria padrões para sistema de CFTV de alta resolução), as vendas no mundo de câmeras analógicas HD já ultrapassaram as vendas de câmeras analógicas convencionais. Até 2019 as câmeras analógicas convencionais perderão em vendas até para as câmeras IPs.
Segundo informações do site instituto CFTV (institutocftv.com.br/tendencias.html), a distribuição das tecnologias de CFTV no Brasil está em:
60% - CFTV analógico convencional
10% - CFTV analógico HD
30% - CFTV IP

Isso mostra que o mercado de sistemas analógicos HD é muito grande, onde podemos esperar para os próximos anos uma convergência natural dos sistemas de CFTV analógicos convencionais para os sistemas HD.

Na análise do Consultor Gilberto Quintanilha Júnior, o cliente precisa definir melhor suas necessidades e cobrar de seus fornecedores mais informações para definições de seus projetos. Hoje, empresas que visão o crescimento baseado em resultado e escalabilidade, erram quando possuem como definição o preço ou ainda quando escolhem soluções IP somente por achar que estão dando um passo para soluções integradas.

Próximos movimentos do mercado de CFTV

A elevação contínua das resoluções dos sistemas de televisão, bem como das transmissões de vídeo pela internet e sistemas de CFTV com alta definição, vem elevando continuamente a quantidade de espaço necessário para armazenamento e a banda de rede para a transmissão desse vídeo. 

Apesar dos avanços tecnológicos terem tornados mais acessíveis os equipamentos para armazenamento de imagens, bem como os serviços de transmissão, ainda é muito caro o armazenamento de longos períodos de gravação, bem como a banda necessária para transmissão dessas imagens em alta resolução.

Embora seja muito utilizado, o atual padrão de mercado, o H.264, não é eficiente, o suficiente, para compactação de imagens com resoluções em FullHD e isso demandou o desenvolvimento de uma nova tecnologia de compactação. Esse novo formato de compressão foi denominado H.265HEVC (High Efficiency Video Coding). 

O H.265 é duas vezes mais eficiente que o seu antecessor o que faz com que uma transmissão de imagem, com a mesma qualidade do H.264, ocupe metade da banda de rede e armazenamento necessário a tecnologia anterior. Enquanto o H.264 pode transferir imagens em HD utilizando um 1Mbps de banda, o H.265 consegue transferir conteúdo Full HD utilizando a mesma largura de banda.

Para Bruno Gilli as grandes empresas estão hoje em processo de homologação e investimento em novas soluções que possam ser mais flexíveis e que gerem melhores resultados a seus clientes, em especial com uma atenção ao cenário atual de infraestrutura do Brasil, o qual ainda apresenta muitas restrições tecnológicas.

Gilberto afirma ainda que um projeto de CFTV que visa gerenciar uma unidade de negócio de forma eficiente ou ainda, que visa a criação de uma Central de Monitoramento, que possa realizar a integração entre outras soluções, gerando assim automação, agilidade e assertividade é hoje uma tarefa a ser levada muito a sério por parte do cliente e de seu fornecedor, e que a análise deve ter o olhar de médio e longo prazo, caso contrário tais investimentos podem deixar a desejar a curto ou médio prazo, quando limitados a especificações definidas desde o início do projeto, podendo gerar investimentos adicionais, limitando sua aplicabilidade ou inviabilizando o projeto.

De forma geral, o CFTV é hoje uma necessidade e ferramenta fundamental para áreas como Operações, Segurança, Gestão de Estoques e Prevenção de Perdas, pois permite o monitoramento e validação de processos e controles, bem como a identificação de ações indevidas, diminuição de custos operacionais e de perdas oriundas da operação. As dicas acima permitirão analisar e distinguir soluções caseiras de corporativas, bem como os resultados que possam e devem ser gerados.
 
Autores:
Bruno Gilli - especialista em soluções tecnológicas para varejo
Gilberto Quintanilha Júnior - Consultor em Gestão de Estoques, Prevenção de Perdas e Segurança Patrimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário