sexta-feira, 17 de novembro de 2017

BRF e Carrefour se unem para reforçar a rastreabilidade de alimentos

A iniciativa visa garantir a qualidade dos produtos desde a sua origem no campo às gôndolas


A varejista Carrefour e a fabricante de alimentos BRF se uniram à IBM Brasil para desenvolver o projeto ‘Food Tracking’ para fazer rastreabilidade de produtos por meio da tecnologia de blockchain. O intuito é informar ao consumidor, de maneira simples e objetiva, a procedência dos alimentos, considerando todas as etapas do negócio: produtiva, comercial e logística.

A fase inicial, que também busca identificar oportunidades e dimensionar os desafios na aplicação da solução tecnológica, contempla um lote específico de lombo suíno congelado e fatiado da marca Sadia. O projeto utilizando a plataforma Blockchain da IBM, durou oito semanas e o produto foi comercializado em hipermercado da rede em São Paulo (SP).

“Como a produção e distribuição ocorrem em larga escala, em diversos países, e envolvem inúmeros parceiros de negócios, vimos a oportunidade de evoluir as atuais soluções de rastreabilidade existentes para uma plataforma mais colaborativa e segura, que permite certificar os produtos e garantir a qualidade desde o campo até o consumidor. No experimento realizado com Carrefour e IBM, o blockchain despontou como uma alternativa viável para atender essas necessidades”, explica Ney Santos, vicepresidente da área da tecnologia da BRF. 

A partir da leitura de um QR Code afixada na embalagem, o consumidor terá acesso a informações detalhadas das etapas de produção, distribuição e disponibilização do produto na prateleira do varejo.

Fonte: http://www.sm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário