quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ajuste no mix aumenta lucro do Santa Gemma


Roberto Dias, gerente geral da loja, eliminou itens de baixa performance e elevou espaço de exposição dos produtos de alto giro 

O supermercado independente Santa Gemma, localizado na zona sul de São Paulo, promoveu ajustes no sortimento e em processos operacionais. Os trabalhos, iniciados há pouco mais de seis meses, foram liderados por Roberto Dias, gerente-geral da loja, e sua equipe. "Buscamos melhorar eficiência, reduzindo despesas, e elevar volume de vendas e rentabilidade", conta Dias. O Santa Gemma estima ter fechado 2015 com alta de 12% na receita e o maior ebitda em dez anos de história da empresa – esta edição foi finalizada em dezembro, antes do fechamento do balanço.

Segundo o gerente-geral, com a adequação do mix, mais de mil SKUs de baixo giro foram retirados do cadastro, após análise de performance. Aqueles cujo fornecedor não era bom parceiro também foram cortados. A medida permitiu elevar o espaço dos itens de maior saída, diminuindo a ruptura da loja de quase 10% para menos de 0,5%.

Novas marcas e produtos também puderam ser inseridos no mix. As escolhas consideraram as recentes mudanças no comportamento dos clientes da loja, que hoje buscam economizar, mas sem abrir mão da qualidade. Diante disso, Dias buscou, por exemplo, novos fornecedores de hortifrútis. Com isso, aumentou em 15% o volume de vendas da seção, em um ano. Em 2015, o gerente também decidiu criar um espaço para queijos especiais. As vendas da categoria subiram 11% em volume. Juntas, essas medidas aumentaram em 10% o fluxo de clientes e em pouco mais de 20% o tíquete médio. Com menos mercadorias paradas no estoque e nas gôndolas, houve redução de 4% para menos de 1% nas perdas causadas por prazo vencido. A seção de congelados foi uma das que tiveram melhor retorno das ações.

No ano passado, a loja independente investiu também na redução de despesas. Somente com folha de pagamento, houve queda de 10%. Cerca de 20 funcionários com baixa produtividade e envolvimento com a empresa foram demitidos. Os 50 restantes têm passado por treinamentos e feedbacks constantes. "Sei que fomos radicais. Mas tudo foi feito com planejamento. Hoje, estamos fortalecidos para enfrentar a crise", conclui o gerente-geral.

Fonte: http://www.sm.com.br/

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