sexta-feira, 5 de junho de 2015

GPA só deve retomar expansão de hipermercados em 2016

Os esforços vão se concentrar na reformulação das lojas para recuperar as vendas. Uma das novidades é o paredão de ofertas na entrada das unidades para reforçar a ideia de economia para o consumidor 

O GPA (Grupo Pão de Açúcar) deverá retomar a abertura de novas lojas de hipermercados apenas a partir de 2016. Hoje a empresa conta com 137 unidades do formato. Segundo Laurent Cadillat, diretor executivo do Extra, há um grande potencial para esse tipo de loja nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. "Nesses locais, ainda há muito espaço para o conceito one stop shop - que possibilita ao público encontrar tudo em um só lugar", diz ele. O maior atrativo, explica, é a área de não alimentos em função da menor oferta de lojas especializadas. Mas, apesar disso, neste ano, os esforços estarão concentrados principalmente na reformulação dos hipermercados, cujo investimento será de R$ 100 milhões. 

A primeira fase de remodelação da bandeira Extra envolveu 22 lojas e foi concluída em maio. A ideia é estender as melhorias a todas as filiais de hipermercados. De acordo com Cadillat, nessa etapa inicial também foram reformadas duas unidades Extra Supermercados. "Realizamos as mudanças conforme o perfil dos consumidores que frequentam as lojas", conta o executivo. 

Em algumas lojas, por exemplo, os não alimentos perderam 20% da área de vendas. O espaço foi destinado aos itens alimentícios e também à ampliação dos corredores de circulação. Em média, os alimentos ocupavam antes cerca de 55% do ambiente dessas lojas, explica Marcos Batista, diretor de operações do Extra. "Apesar disso, não reduzimos o sortimento de não alimentos. Reorganizamos a exposição e aumentamos o número de prateleiras em algumas gôndolas para compensar a perda de espaço linear", afirma ele. O executivo conta que produtos como congelados e bebidas tiveram a área de exposição dobrada. 

Em setores como frios, açougue e padaria foi introduzido o atendimento de balcão, no qual o consumidor pode fazer o pedido conforme seu gosto pessoal – como acontece na bandeira Pão de Açúcar. Logo na entrada das lojas foi introduzido um paredão com ofertas bastante sinalizado com a cor vermelha para chamar a atenção do consumidor. "A ideia é mostrar que esse é um ponto de oportunidades de economia que o Extra oferece", ressalta Batista. As lojas também tiveram a comunicação de preço e visual simplificada a fim de permitir ao consumidor encontrar mais rápido os produtos que deseja comprar. 

Os hipermercados Extra registraram um queda de 6,7% em 2014, descontando a inflação média do período, de 6,33% pelo IPCA. Mas, segundo Laurent Cadillat, diretor executivo do Extra, as unidades já reformadas vêm apresentando melhora no fluxo de clientes e nas vendas.

Carrefour amplia conceito Nova Geração

Para continuar elevando os resultados de seus hipermercados, o grupo Carrefour lançará 13 lojas com o conceito Nova Geração no segundo trimestre deste ano. Com isso, serão 38 unidades transformadas. O objetivo da companhia é chegar em 2016 com 60 filiais transformadas. O projeto foi desenvolvido a partir de pesquisas quantitativas com o consumidor. Segundo a empresa, os resultados têm sido bons, com altos índices de satisfação do consumidor. 

Entre as mudanças previstas nesse conceito, estão a ampliação do sortimento em mais de 4.000 produtos e a criação de "mundos", que correspondem a solução de consumo para os clientes. Também prevê a formação de colaboradores para um atendimento mais personalizado, além de iluminação diferenciada e mobiliários personalizados. 

 Fonte: sm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário