domingo, 30 de agosto de 2015

Crianças aprendem sobre ética e companheirismo no interior de MG

Centro Social Mali Martin, em Itamarandiba, foi criado por um alemão dono de madeireira na região e atende atualmente 750 crianças.


Uma instituição ajuda 750 crianças a aprenderem duas lições importantíssimas: ética e companheirismo. Itamarandiba, no interior de Minas Gerais, é quase uma cidade partida. A economia na região gira toda em torno da produção de eucalipto. Crianças e adolescentes têm poucas opções de lazer e de cursos técnicos. O outro lado da cidade quase partida é o Centro Social Mali Martin. O lugar foi criado por um empresário alemão, Peter Martin, que tinha uma madeireira.
O esquema é simples: quem vai à escola de manhã vai ao Centro à tarde e quem estuda à tarde vai de manhã. Quatro vezes por dia o ônibus do Centro Social Mali Martin percorre a cidade pegando as crianças e jovens que vão ao local para atividades culturais e esportivas. Mas o ônibus é muito velhinho e muitas das crianças moram bem longe. Tudo é voltado para ampliar a formação ética e profissional desses futuros adultos.

“Dentro do mero contexto da formação do cidadão, trabalham em equipe, ajudam no respeito ao próximo, o coleguinha às vezes não consegue, o outro vai lá e ajuda”, destaca o professor Adílson Meira.

“Fazer texto, criar livro e muitas outras coisas também”, diz uma aluna sobre as atividades.

Nas aulas de reforço, as crianças aprendem uma lição que não está nos livros: a conquista do amor próprio.A professora Geralda Andrade revela sua maior vitória:
“Ver o desenvolvimento dessas crianças aqui, o comportamento delas melhorando e, principalmente, quando vejo a alegria que elas têm ao ir à mala de leitura pegar um livro e conseguir ler”.



Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário