quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Como evitar fraudes nos checkouts

Adotar tecnologia nos caixas e orientar equipes são as principais formas de combater o problema 

Entre os fatores que elevam as perdas de uma empresa, dois dos mais graves acontecem no checkout: o cancelamento fraudulento de vendas e a falta de registro de compra por má fé. Combater esses problemas passa por adoção de tecnologia e orientação, como explica o consultor Romualdo Teixeira, presidente da RTC Brasil. Confira suas sugestões:

Tecnologia

Vídeo de monitoramento de riscos no checkout: a ferramenta inicia uma gravação sempre que é identificada uma operação de risco – cancelamento, registro ou consulta –, apresentando a imagem de toda a movimentação.

Liberação de operações com impressão digital: só o fiscal, por meio de sua impressão digital é autorizado a liberar operações de risco, como cancelamento de vendas

Tela de caixa diferenciada: a tela onde aparece o registro das compras muda a cor da fonte ou pisca quando uma operação de risco é efetuada. Dessa forma, chama atenção de clientes, supervisores ou qualquer pessoa que fique próxima ao checkout. Isso inibe a intenção de fraudes.



Orientações

Os operadores de caixa devem ser alertados de que as fraudes são crimes, passíveis de sanções. É importante ressaltar as consequências sofridas – sempre com exemplos bem claros
Os fiscais devem orientar os operadores a evitar a presença de familiares e amigos no caixa; recusar cartão ou senhas para operador liberar o checkout; renovar as senhas com freqüência; analisar as informações de cupons cancelados, de trocas e de desconto para identificar fraudes e também otimizar o desempenho dos operadores.

Fonte: http://www.sm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário