Aumentou a proporção de consumidores - em especial os que ganham menos de dez salários mínimos mensais - que cita o desemprego como causa da inadimplência, segundo a pesquisa “Perfil do Inadimplente”, realizada pela Boa Vista SCPC. O estudo também mostrou que um número menor de consumidores pretende voltar às compras após regularizar sua situação.
No quarto trimestre do ano passado, 41% dos inadimplentes citaram a falta de trabalho como o motivo principal para a falta de pagamento das contas. No mesmo período em 2014, essa fatia era de 35%.
O levantamento também mostrou que entre as famílias que ganham até dez salários, 47% citaram o desemprego como causa da inadimplência. Entre quem ganham acima de dez salários mensais essa proporção era menor, de 36%. Os dados, diz a Boa Vista, refletem a deterioração do mercado de trabalho observada ao longo do ano passado.
Outros motivos que levaram à inadimplência foram o descontrole financeiro (23%), empréstimo do nome a terceiros (13%) e queda da renda (11%), entre outros.
Com a situação financeira mais adversa, caiu - de 32% para 21% - a fatia de consumidores que pretende realizar novas compras depois de saldar suas dívidas. Outros 78% dos consumidores não pretendem realizar novas compras.
Fonte: http://www.valor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário