quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Apenas 24% dos consumidores trocam de supermercado pelo preço

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros não troca de local de compras mesmo que esteja pagando mais caro pelos produtos 

Grande parte dos consumidores brasileiros não troca de local de compras mesmo que esteja pagando um preço mais caro pelos produtos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). De acordo com o levantamento realizado em dezembro do ano passado, apenas 24% dos consumidores trocam de supermercado por causa do preço.

Além disso, a grande maioria (51,1%) não pesquisa preço antes de comprar. A pesquisa indica ainda que, ao comprar, quatro em dez não tentam conseguir algum desconto. Além disso, apenas 20,4% costumam guardar dinheiro para comprar os produtos à vista.

"Isso reforça a ideia de comodismo. O consumidor está acostumado com aquele local e não troca, mesmo que isso signifique pagar mais", avalia José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

"Hoje há várias formas de pesquisar preço, a própria internet ajuda. As vendas estão ruins, o que abre espaço para barganhar desconto. E mesmo assim ele não pechincha", afirma.

A pesquisa mostra ainda que 45,8% dos consumidores não controlam o orçamento. A maior dificuldade, para 37,9% dos entrevistados, é a falta de hábito. Além disso, o fato de não verem qualquer vantagem em anotar os gastos é motivo de desistência para 18,5% dos consumidores avaliados pela pesquisa.


Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário