quarta-feira, 7 de outubro de 2015

ROI do RFID para Varejo

Não é novidade que nos últimos 5 anos, houve um expressivo ressurgimento da tecnologia RFID, principalmente no varejo. Inicialmente, os varejistas focavam suas implementações na gestão de pallets e caixas. Porém, estes perceberam que o verdadeiro valor da tecnologia está na etiquetagem a nível de item, o chamado item-level tagging.

Em recente estudo, desenvolvido pela ChainLink Research, de janeiro deste ano (2014), dados valiosos sobre as recentes implementações no varejo foram demonstradas. A pesquisa contou com a participação de aproximadamente 120 varejistas, principalmente situados na América do Norte e Europa.

Algumas das perguntas orientadas e desenvolvidas no estudo foram: 

Quais os principais benefícios perseguidos pelos varejistas quando da adoção do RFID?
O que está planejado para o futuro próximo?
Quais as melhores práticas adotadas?
O que fez com que alguns varejistas desistissem de implementar o RFID;

Com grande vantagem sobre os demais benefícios está "Aumentar a Acurácia de Estoques". Isto faz todo o sentido, considerando que este benefício é ponto central para o aumento em vendas e outros benefícios do RFID. Normalmente, a atividade de inventário em RFID é 25 vezes mais rápida que o método tradicional utilizando código de barras. Portanto, estas atividades frequentes de inventário podem elevar em 20% a 30% esta acurácia de estoques, permitindo assim aos varejistas que chegem a 99% de acurácia de estoques.

Logicamente, podemos obter assim um nível exato de informação permitindo as reposições constantes, eliminando assim as rupturas, tipicamente entre 15% e 30%. Normalmente estas reposições, nos varejistas que implementaram RFID, contribuem com um aumento real em vendas entre 1% e 10%.

Outro ponto importante indicado na pesquisa é que, enquanto no passado o grande objetivo da implementação RFID era atuação em prevenção de perdas, atualmente este benefício não mais é o centro das atenções. Redução das perdas em RFID é consequência natural da adoção, de acordo com os varejistas, tendo em vista que:

Os benefícios do RFID em Prevenção de perdas podem ser derivados virtualmente de qualquer ponto onde aplicações de identificação com RFID são utilizadas e não somente quando RFID é aplicado como tecnologia Anti-furto (EAS);

Alguns dos exemplos são (1) em atividades de expedição de produtos, onde todos os produtos que devem ser expedidos são conferidos; (2) divergências entre produtos expedidos e recebidos são identificadas no momento do recebimento, permitindo uma rápida tomada de decisão; (3) com os inventários constantes, a visibilidade torna-se também constante permitindo uma tomada de decisão mais rápida, eliminando perdas que antes eram contínuas ou somente eram identificadas no momento dos inventários;

Logicamente outros benefícios foram citados, porém os mais importantes foram: 
(1) Aumento da Acurácia de Estoques; 
(2) Redução das Rupturas; 
(3) Garantir a disponibilidade de produtos no piso de vendas.

Autor: Bruno Calaça - Editor Store Performance Brasil

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