quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nova rede social (para o bem dos negócios)

Veja como Magazine Luiza e outras empresas já usam o aplicativo Periscope para chamar atenção do consumidor e alavancar as vendas 

Com estreia recente no Brasil, o Periscope, que pertence à rede de microblogs Twitter, é a nova aposta de muitas empresas para estreitar os laços com o consumidor. O aplicativo de celular funciona como uma nova rede social e permite transmissões ao vivo, transformando-se em uma ferramenta de marketing.

Basta criar uma conta gratuitamente e, a partir do próprio smartphone, se comunicar com os clientes. O consumidor pode fazer perguntas e enviar ‘corações’ sempre que aprovar uma iniciativa. “O Periscope flerta com tudo que o usuário da atual geração busca: a linguagem do vídeo e o poder da transmissão ao vivo na plataforma móvel”, afirma Rafael Terra, especialista em mídias sociais e CEO da Fabulosa Ideia.

Muitas empresas já perceberam o potencial dessa tecnologia e testaram sua força de várias formas, aqui e no exterior. No Brasil, Visa, Ambev (com a marca Skol) e LG são algumas delas. E, recentemente, a Magazine Luíza estreou o Periscope no varejo, usando em duas ocasiões: para transmitir ao vivo o sorteio de um carro em uma promoção e, depois, para o  lançamento do Windows 10 nas lojas da rede .

A ideia é dar ao espectador uma visão “privilegiada” do evento transmitido, na intenção de trazê-lo para a loja. No lançamento do Windows, a Lu, vendedora virtual da Magazine Luíza que já se tornou um personagem entre os clientes, fez a apresentação do produto por oito minutos, mostrando junto a um promotor da Microsoft as principais funcionalidades do sistema.


Como usar o periscope

Rafael Terra, especialista em mídias sociais, dá algumas ideias de como  a ferramanta pode ser usada pelos varejistas:
  • mostrar bastidores da loja
  • realizar demonstração de produtos – que podem ser combinadas em parceria com a indústria
  • fornecer cupons de desconto nas transmissões, atraindo clientes para a loja
  • lançamento de promoções
  • divulgação dos resultados, mostrando transparência no processo.

Para Rafael Terra, a grande força do Periscope para os negócios é a proximidade com os espectadores. “A sensação de exclusividade gerada pela transmissão ao vivo é o principal diferencial. Mas a ferramenta precisa ser guiada pela interatividade e estar em um contexto específico”, explica. Ou seja, é importante deixar que o público seja parte daquele evento, e a transmissão precisa ter um sentido especial. Não basta apenas mostrar como é o dia a dia na loja.

Quem já usou com sucesso o Periscope foi a rede de fast-food Giraffas. A empresa aproveitou o Dia de Comer Bem, ação que faz anualmente a fim de incentivar a alimentação saudável, para mostrar como é o preparo dos alimentos em sua cozinha . Realizada apenas 15 dias após o lançamento do Periscope no Brasil, a transmissão alcançou mais de sete mil pessoas, segundo Ricardo Guerra, diretor de marketing da empresa.

“Mais do que simplesmente divulgar, nossa intenção foi dar segurança ao consumidor, revelando nossos processos de segurança alimentar”, diz Guerra. A transmissão levou cerca de 8 minutos e foi anunciada anteriormente nas outras redes sociais do Giraffas e em veículos de comunicação. Como a transmissão teve um grande número de espectadores, ela foi colocada em destaque no aplicativo, atraindo ainda mais pessoas.

Tratando-se de redes sociais e tecnologia móvel, um empecilho para chegar ao público é a falta de conhecimento sobre esses recursos. Para superar essa barreira, a Magazine Luíza fez um passo a passo em seu site ensinando as pessoas a usar o app. “Não tem outro jeito, é preciso educar o público. E quem sair na frente vai ficar marcado na cabeça das pessoas”, defende Rafael Terra.

Fonte: http://www.sm.com.br/

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