quinta-feira, 8 de outubro de 2015

RFID no mercado calçadista

Um dos mercados mais promissores para adoção de RFID no Brasil, em minha visão, é o mercado calçadista. Os motivos principais, que me fazem acreditar nisto são:

O Brasil é (ainda) um dos principais fabricantes mundiais de calçados, facilitando assim o processo de etiquetagem na origem;
Já existem no mercado, etiquetas RFID apropriadas para calçados, e que poderiam ser incluídas no processo de fabricação do produto;
Nas lojas, há um grande problema de acurácia de estoques e perdas.

Esses três fatores por si só, já poderiam ser os grandes impusionadores da adoção do RFID, porém ainda não existem grandes implementações no Brasil.

De qualquer forma, é importante salientar que há uma grande oportunidade para os varejistas calçadistas em implementarem RFID em suas operações pois permitem uma melhor disposição de produtos no piso de vendas. Normalmente, os clientes ao entrarem em uma loja em busca de seu calçado, não veem todos os produtos comercializados pela loja. O simples fato de um controle fácil, de produtos disponíveis no piso de vendas, já alavancaria as vendas.

Outro ponto é a perda de produtos na loja. Muitos varejistas calçadistas encontram grande dificuldades com o chamado "gato". Ou seja, o pé direito ou esquerdo daquele calçado, que fica "perdido" na loja durante um longo período. Para este caso de uso, por exemplo, faz-se necessária a etiquetagem de cada um dos calçados (direito e esquerdo).

Outra grande oportunidade é ferramentas de interatividade entre os clientes e a marca. Já existem implementações na Europa e Estados Unidos, de espelhos inteligentes que monitoram os produtos em prova pelos clientes. Esta interação que ocorre, através de uma etiqueta RFID no produto, lida por leitores RFID, permite ao varejista oferecer uma experiência de compra única nas lojas.

Por estes motivos, acredito que é um mercado que adotará RFID muito fortemente nos próximos anos.

Autor: Bruno Calaça - Store Performance Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário