domingo, 19 de abril de 2015

Gigantes mais perto do bairro

Em entrevista para o site Supermercado Moderno, Patrícia Cotti, diretora do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo), diz  que  empresas que entendem bem esse  formato sobreviverão. Ela lembra que os varejistas locais conhecem as preferências do consumidor da região e que suas marcas estão na mente dele quando pensa em uma compra rápida.Grandes redes do setor aceleram abertura de lojas de proximidade, acirrando a concorrência com os supermercados regionais. Mas as empresas locais já têm estratégias para enfrentar a nova situação

Os formatos de proximidade ganharam novo fôlego no último ano com o avanço das grandes redes do setor no segmento. As lojinhas localizadas dentro dos bairros estão na prioridade dos planos de expansão dessas empresas, que incluirão Estados do Sudeste, devido à sua grande participação no consumo do País. Recentemente, Renato Giarola, diretor executivo do GPA, declarou que a companhia avalia a abertura de minimercados Extra e Minuto Pão de Açúcar no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Outros varejistas importantes, como Carrefour e Dia%, também estão investindo fortemente em unidades menores. O interesse delas por esse mercado se justifica. Pesquisa da Kantar Worldpanel aponta que, entre maio de 2013 e maio de 2014, os supermercados de vizinhança e lojas de conveniência cresceram 27,7% em valor, enquanto as grandes redes cresceram 22% no mesmo período.

Entre as apostas do GPA , estão os minimercados Extra e Minuto Pão de Açúcar. O primeiro conta com sortimento enxuto e preço mais agressivo, enquanto o segundo procura atender a crescente demanda das classes A e B por um mix premium em um ambiente de praticidade, conveniência e compra rápida. Ambos têm até 400 m2 de área de vendas, em média. Segundo a companhia, o formato de proximidade é o que terá maior número de aberturas. Serão 300 unidades entre 2014 e 2016 considerando as duas marcas. A empresa afirma que a velocidade e a quantidade de inaugurações desse modelo estão em linha com a demanda dos clientes. Já o Carrefour Express oferece praticidade e conveniência e possui quatro unidades, todas em São Paulo. O Dia% Market, por sua vez, continua com a estratégia de descontos característica da rede.

Fonte: http://www.ibevar.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário