segunda-feira, 6 de abril de 2015

Desovando estoques encalhados, Privalia é fenômeno de vendas

As constantes revisões — sempre para baixo — na perspectiva de crescimento da economia brasileira tiraram o sossego de milhares de empresários e executivos nos últimos dois anos. Pois para a varejista online espanhola Privalia, cada sinal de falha na bola de cristal do governo era motivo de comemoração.

A empresa, que vende roupas e acessórios de mais de 800 marcas com descontos, teve dois anos espetaculares no Brasil. Conseguiu combinar crescimento com lucro, coisa rara na internet brasileira. Em 2014, aumentou 19% o faturamento, para cerca de 400 milhões de reais. O país já responde por um terço da receita global da Privalia, cuja sede fica na Espanha. E a freada na economia tem tudo a ver com isso.

A explicação está no modelo de negócios da companhia. As varejistas online brasileiras perdem dinheiro por dois motivos principais. Primeiro, precisam fazer enormes investimentos em mar­keting para se diferenciar da concorrência. Segundo, pagam caro para entregar rapidamente os produtos à clientela. A Privalia não faz nada disso.

A empresa foi fundada em Barcelona, em 2006, por dois ex-consultores — José Manuel Villanueva e Lucas Carné. De lá para cá, recebeu mais de 200 milhões de euros de fundos como o americano General Atlantic. A empresa reserva lotes de mercadorias encalhadas no estoque de empresas de moda — entre as brasileiras estão Arezzo, Restoque e Morena Rosa — e oferece as peças com descontos de até 70% em seu site.

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Fonte: http://exame.abril.com.br

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