quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Startup cria sistema para facilitar negócios no setor têxtil

Se você já teve dificuldade em encontrar uma peça de roupa que segue as últimas tendências de moda, saiba que o problema pode estar muito mais na distribuição do que na produção. Pelo menos, é o que acredita o eModa, uma startup com o objetivo de melhorar a eficiência no comércio atacadista do setor têxtil brasileiro.  

“Depois de tanto anos trabalhando no setor, eu me perguntei como era possível o lojista e o fabricante sobreviverem com tamanha ineficiência”, afirma Vanessa Wander, uma das sócias do eModa. “A nossa solução foi trazer o universo digital para área têxtil”.

Entre as ineficiências está a ausência de um sistema de relacionamento organizado com os lojistas, pois a indústria depende inteiramente da carteira de representantes. Do lado dos comerciantes, há dificuldades em controlar as peças já compradas — é comum, por exemplo, a aquisição de produtos parecidos por puro desconhecimento do estoque.

Nesse sentido, o eModa atua tanto como um site de e-commerce para lojistas, como também como um sistema para representantes comerciais ou para lojistas. É possível fazer pedidos, controlar o fluxo de pagamento, saber quais peças estão em estoque e enviar sugestões de carrinhos de compras para clientes em potencial.

“Grandes marcas têm, em média, 800 pontos de venda, mas poderiam chegar em 3 000 pontos. Só que é muito caro desenvolver isso”, diz Vanessa. O objetivo do eModa é mapear a rede do varejo brasileiro, oferecendo capilaridade na distribuição de roupas com um CRM organizado.

Lee, Iódice e Cavalera são algumas das marcas que podem ser encontradas na ferramenta. Atualmente, mais de 4 000 pontos de venda estão cadastrados no site.

A visão da startup não é acabar com os representantes comerciais, mas ajudá-los com mais informações sobre as coleções das marcas e novidades, como tecidos tecnológicos, por exemplo. Newsletters também são enviadas para os lojistas, levando dicas sobre como montar vitrines e as últimas novidades das passarelas.

“Nós podemos ajudar muito a indústria de moda nacional a ganhar com rentabilidade e produtividade”, diz Vanessa.

A operação da startup, somando tanto a área de tecnologia como a equipe comercial, tem 20 pessoas. Entre os investidores está Luiz Trindade, fundador da agência de mídias digitais iThink e ex-vice-Presidente da agência de publicidade Sapient Nitro.


Fonte: http://exame.abril.com.br

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