segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GS1 BRASIL DISCUTE PREVENÇÃO DE PERDAS E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS NOS SUPERMERCADOS NA CONVENÇÃO ABRAS 2015

O principal objetivo da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil durante a Convenção ABRAS 2015 é levar aos supermercadistas e outros integrantes da cadeia de abastecimento alternativas para reduzir as perdas, o que resulta, por consequência, na preservação da segurança dos produtos e do consumidor. Soluções de automação baseadas nos padrões GS1 serão debatidas pelos diretores e consultores da entidade, entre elas a implantação do código GS1 DataBar.

Os padrões tecnológicos são aliados da cadeia de abastecimento quando se fala em diminuição de perdas, disponibilidade de produtos com segurança e informações confiáveis aos consumidores. “Evitar perdas é um dos recursos mais cruciais neste momento tão competitivo, no qual o setor supermercadista busca alternativas para manter suas margens. Fazer isso agregando confiança do produto e segurança ao consumidor é um passo adiante na evolução do varejo”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Pesquisa realizada pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) revela que, no caso dos supermercados, a quebra operacional é a responsável pela maior parte das perdas. Isso inclui mercadorias que sofrem avarias durante a movimentação, acondicionamento inadequado, prazo expirado de validade e deterioração de perecíveis, por exemplo – o equivalente a 33,4% do total.

GS1 DataBar
Muito usado para identificar alimentos, o código de barras GS1 DataBar tem dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. Na operação de caixa pode-se ter o controle da data de validade de perecíveis e evitar a venda ao consumidor de produtos com data expirada, caso ainda não tenham sido recolhidos da gôndola do supermercado. No caso de frutas legumes e vegetais (FLV) e o de itens de pesos variáveis (carne, aves, peixes, padaria, embutidos, frios), por exemplo, o principal ganho é o controle do prazo de validade.

O GS1 DataBar é uma tendência na área de alimentos por fornecer informações como a origem da mercadoria, a data de validade, informações sobre o fabricante, entre outros dados que garantem a segurança de compra e a venda dos produtos, além de reforçar o relacionamento do consumidor com o estabelecimento, que ganha credibilidade e confiança pelo serviço prestado. O GS1 DataBar possibilita a identificação não apenas de perecíveis, mas de produtos com espaço limitado, com melhor desempenho de leitura, caso de cosméticos, componentes eletrônicos e de telecomunicações, ferragens, joias, entre outros.

Sobre a GS1 Brasil
A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Fonte: http://www.sbvc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário