Convenção ABRAS 2015 reúne os maiores líderes do setor de 15 a 17 de setembro, em Atibaia-SP
Em paralelo à Convenção ABRAS ocorrerá a 5ª Exposição de Tecnologia e o Workshop ALAS com representantes de diversos países da América Latina
15/09
Teve
como abertura palestras com temas variados:
- Quem
fala vende mais
- Omni-channel
- O
mundo da Categoria
- GC -
Prevenção de Perdas em FLV
Esse ultimo tema teve como palestrante Andre Lucena do Natural
da Terra, que reforçou que o assunto perda deve ser avaliado de forma
geral. Mencionou ainda o impacto não somente sobre a venda, como também sobre o
lucro.
No caso do FLV foi mencionado o impacto dessa área para o varejo,
destacando o impacto sobre a questão de saúde a que esses produtos refletem.
Umas das principais linhas ou itens de nossos processos é o cadastro que
reflete em toda a cadeia.
A diminuição da perda impacta diretamente no lucro, sendo assim
necessário que haja pessoas e processos bem alinhados.
Mencionou ainda a importância de criar uma cultura na empresa, sendo
estas direcionadas a metas e indicadores.
Os números de perda devem ser apurados com base em inventários bem
estruturados e demais processos que estão alinhados a segurança alimentar.
Prevenção e perdas e TI devem andar junto, onde as ações são respaldadas
em tecnologia.
Ver todas as áreas da loja e atuar com processos simples é que geram
lucro
16/09
Phil Lempert - Supermarketguru
As pessoas estão mais preocupadas com o consumo de forma geral, sendo
assim é importante estarmos alinhados com as novas necessidades, desejos e
hábitos do consumidor.
O mercadorante é uma tendência, aonde pessoas vão para fazer suas
compras e jantar, são supermercados que veem como concorrente qualquer lugar
onde o consumidor pode ser atendido.
Alta qualidade, preços baixos e transparência com o consumidor, eles
precisam comprar suas sacolinhas, sabem disso mas isso passa a ser um detalhe.
Pensamento: O que o consumidor está pensando?
As variações climáticas também impactam no consumo, é importante o
varejista fornecer informação ao público.
Cozinhar em casa tem sido uma tendência, tendo como base maior qualidade
e menor custo que se refletem a uma melhor saúde.
O Supermercado deve ser uma fonte de informação aos consumidores.
Deve ainda haver uma mudança constante nos produtos, renovar o mix,
mantendo produtos normalmente utilizados, mas sempre com novas opções.
Criar saúde e bem estar, encantando o consumidor em sua experiência de
compra.
O que você está
fazendo para encantar seu cliente? (Foco na relação!)
Palestra 14:30
Disponibilidade, conveniência, desenho alinhado às rotinas dos clientes
daquele local. Por exemplo, adaptadores/carregadores de celular.
Adequar mix e estoques ao consumo da região.
Análise de tráfego é indispensável, devemos usar a tecnologia para
tomada de decisões.
Marlim Hutchens - VP Operacional Walgreens
Temos que atuar em nossa marca tendo como foco o conceito dela junto aos
clientes.
Foco em saúde e felicidade dos clientes, onde ao longo dos anos são
vendidos produtos que estejam de acordo com os interesses dos clientes e da
estratégia da empresa.
Variação em tamanho de embalagens com base na análise de demanda de cada
região.
Venda de 18.000 SKUs que são os mesmos em todas as lojas, o que fazemos
é uma atuação local e não global em determinados produtos.
Felipe Mendes - Presidente da GFK
A variação de preço tem como um dos diferenciais a distribuição dos
produtos onde o maior varejista tem mais complexidade e o pequeno varejistas
possui uma operação mais simples, aqui temos uma variação media de preços de
3%.
No caso do Mix percebemos um aumento de produtos orgânicos e em serviços
Alexandre Poni - presidente Verde-mar Belo Horizonte
Entrar na loja deve ser uma experiência de compra, onde hoje temos 7
lojas médias de 2000mt e mais de 1300 funcionários.
Composição de lojas: Padaria, Pizzaria, Cafeteria, Adega (com somelies
para atendimento), Saladas e Grill, Sushy, Bazar e importação própria de
aproximadamente 2.500 produtos.
Não damos ou vendemos sacolas descartáveis, inventivo no uso de sacolas
retornáveis.
Gerar proximidade com a marca!!!
Analisar acertos e erros. Sempre de ao cliente possibilidade de compra
de algo que ele nem lembrava que precisava Todo piso de loja é força de venda -
atuar com estímulo Se haver expectativa ruim do cliente - resolva na loja
Identifique oportunidades - todo caixa pergunta se há algo que não encontrou
Não desvie de seus objetivos - FOCO no meu cliente, produto, estratégia.
Fernando Soares VP de Vendas AMBEV
Lidera hoje 4500 gestores de Merchandising e Vendas e destacou os
seguintes pontos:
1 Momento único
O consumo em casa aumentou por vários fatores, custo, segurança ou até
mesmo por hábitos como por exemplo, o fumante que não pode mais fumar em locais
públicos fechados.
Ainda dentro de mudança de hábitos, temos o exemplo de mudança quando
pedimos um taxi. Como o exemplo do Ubber, fora do Brasil faz promoções com
elevações de preço e mesmo assim funciona. Temos então uma mudança de modelo de
atuação, e é assim que temos que atuar.
2 Categoria de Cerveja
Pesa em média 9% do faturamento, mas a alocação é de 2%, pois há um
problema, a Ruptura. Talvez uma readequação da exposição possa gerar muita
diferença no faturamento.
3 Mix
Atenção ao correto balanceamento dos produtos, com destaque a linha Premium
que possui um excelente crescimento. A cerveja artesanal trouxe uma vigor ou
maior relevância, mas no momento da compra ela é adquirida de forma completar
as demais categorias.
4 Parceria indústria e varejo, após a compra com
desconto no segundo pack houve grande aumento no volume, mas tudo isso só da
certo quando há conversa de ambos.
Renato Giarolla - Head de Supermercados de Vizinhança do GPA
Trabalho forte em Supermercado de proximidade.
Hoje o cliente não faz mais a compra do mês, a compra é de abastecimento
fracionado, compras de 2 ou 3x por semana.
O canal cresce por entrada de investidores e por mudança de hábitos,
onde todos da família tem menos tempo e problemas como locomoção e por isso
todos buscam conveniência e praticidade.
Minuto pão e Mini Mercado Extra possuem mais de 300 lojas. SP e interior
até 100km e Pernambuco.
Marcelo Costa - Diretor de Trade Marketing JBS Foods
O shopper carrega pessoas com eles quando ai a uma loja, pois as redes
sociais multiplicam ou compartilham as experiências com outras pessoas. Ele já
vem informado sobre os produtos.
O Omni channel é uma realidade, porém o desafio é integrar os canais com
a mesma informação.
O BIG DATA é outra solução a ser bem aproveitada, onde devemos usar o
SMALL DATA sendo mais criteriosos.
Roberto Matsubayshi - Dir. De Inovação e Alianças GS1
Necessidades em encontrar o produto, tendo uma boa experiência de compra
e produtos de qualidade.
Destaque ao Centro de Inovação na sede da GS1 onde são apresentadas várias
soluções para ajudar o varejista.
Qualidade - controle de validade de produtos, apresentação de preço e
outras que permitam gerar segurança ao cliente
17/09/15
Nesse fechamento as palestras e debates ocorreram entre grandes nomes do
varejo, como Luis Arjona - Presidente da Nielsen, Fábio
Hertel - Dir. Comunicação e Novos Negócios Hortifruti e Maria
Luiza Orlando - Dir. Unilever Ruela Fuad - Presidente Apoio Mineiro
Roberto Chade - CEO DOTZ
Os comentários foram direcionados a atenção dos varejistas quanto a
qualidade e experiência de compra do cliente, como também mais atenção as
equipes e processos de controle e qualidade do produto.
Palestra
Paul Foley - Ex-CEO Aldi Foley Retail Consulting
Possui Atuação em 26 países, porém mesmo não atuando no Brasil ele
percebeu que aqui há um potencial sem igual.
Foco na Eficiência!!!!
O profissional de descontos avalia o impacto dos produtos que trazem
maior impacto nas vendas da loja e em relação a concorrentes.
Afirmou ainda que profissionais de desconto não inventam tendências,
eles cópias as tendências.
Descontos possuem 3 pilares (95% da Aldi é de marcas próprias):
- Marca própria
- Estrutura de Custos
- Expectativas de clientes
Um alimento para um
pais é comparável a um idioma, pertence ao pais.
O Varejista de desconto minimiza sua margem, as lojas são programadas
para grande escala, é ainda o maior comprador daqueles determinados produtos
Chave: Liderança em preço e poder de compra
Comparou a venda por produto da Tesco e da Aldi sendo 1,5 milhões por
SKU na Tesco e na Aldi 6,2 milhões por SKU.
Mencionou que o varejista de desconto não possui músicas porque o gestor
houve o bip do scanner, esse é só um dos itens de preocupação, entre outros
como a cadeira da operadora que possui ergonomia de forma a não deixá-la
cansada após um dia de trabalho.
Os não alimentos representam 1/5 das vendas dos varejistas de descontos,
mas semanalmente há inclusão de novos produtos, variando os temas em virtude de
eventos, mas todos com altos descontos.
Resumo
Geral
Como sempre o evento foi sensacional, não só pelas informações das
palestras e debates, mas pela estrutura existente e não menos importância pelo
reencontro de grandes amigos e novos parceiros, Alguns pontos que acredito
terem sido destaques ou mesmo menções de todos os palestrantes foram:
- Intensificar relacionamento
com o cliente
- Suportas a decisão do
cliente
- Traçar ações de melhoria
continua baseadas em informações
- Maior cuidado com a
qualidade e com a saúde dos clientes
- Criação de Metas e
indicadores que deixem o objetivo claro
- Atenção a novas tecnologias
e resultados possíveis
- Intensificar as ações entre
os Fornecedores e os Varejistas
Breve algumas fotos......
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