quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ABRAS 2015



Convenção ABRAS 2015 reúne os maiores líderes do setor de 15 a 17 de setembro, em Atibaia-SP

Em paralelo à Convenção ABRAS ocorrerá a 5ª Exposição de Tecnologia e o Workshop ALAS com representantes de diversos países da América Latina

15/09

Teve como abertura palestras com temas variados:
  • Quem fala vende mais
  • Omni-channel
  • O mundo da Categoria
  • GC - Prevenção de Perdas em FLV





Esse ultimo tema teve como palestrante Andre Lucena do Natural da Terra, que reforçou que o assunto perda deve ser avaliado de forma geral. Mencionou ainda o impacto não somente sobre a venda, como também sobre o lucro.

No caso do FLV foi mencionado o impacto dessa área para o varejo, destacando o impacto sobre a questão de saúde a que esses produtos refletem.

Umas das principais linhas ou itens de nossos processos é o cadastro que reflete em toda a cadeia.

A diminuição da perda impacta diretamente no lucro, sendo assim necessário que haja pessoas e processos bem alinhados.

Mencionou ainda a importância de criar uma cultura na empresa, sendo estas direcionadas a metas e indicadores.

Os números de perda devem ser apurados com base em inventários bem estruturados e demais processos que estão alinhados a segurança alimentar.

Prevenção e perdas e TI devem andar junto, onde as ações são respaldadas em tecnologia.

Ver todas as áreas da loja e atuar com processos simples é que geram lucro


16/09 

Phil Lempert - Supermarketguru

As pessoas estão mais preocupadas com o consumo de forma geral, sendo assim é importante estarmos alinhados com as novas necessidades, desejos e hábitos do consumidor.

O mercadorante é uma tendência, aonde pessoas vão para fazer suas compras e jantar, são supermercados que veem como concorrente qualquer lugar onde o consumidor pode ser atendido.

Alta qualidade, preços baixos e transparência com o consumidor, eles precisam comprar suas sacolinhas, sabem disso mas isso passa a ser um detalhe.

Pensamento: O que o consumidor está pensando?

As variações climáticas também impactam no consumo, é importante o varejista fornecer informação ao público.

Cozinhar em casa tem sido uma tendência, tendo como base maior qualidade e menor custo que se refletem a uma melhor saúde.

O Supermercado deve ser uma fonte de informação aos consumidores.
Deve ainda haver uma mudança constante nos produtos, renovar o mix, mantendo produtos normalmente utilizados, mas sempre com novas opções.


Criar saúde e bem estar, encantando o consumidor em sua experiência de compra.

O que você está fazendo para encantar seu cliente? (Foco na relação!)


Palestra 14:30

Disponibilidade, conveniência, desenho alinhado às rotinas dos clientes daquele local. Por exemplo, adaptadores/carregadores de celular.

Adequar mix e estoques ao consumo da região.

Análise de tráfego é indispensável, devemos usar a tecnologia para tomada de decisões.



Marlim Hutchens - VP Operacional Walgreens

Temos que atuar em nossa marca tendo como foco o conceito dela junto aos clientes.

Foco em saúde e felicidade dos clientes, onde ao longo dos anos são vendidos produtos que estejam de acordo com os interesses dos clientes e da estratégia da empresa.

Variação em tamanho de embalagens com base na análise de demanda de cada região.
Venda de 18.000 SKUs que são os mesmos em todas as lojas, o que fazemos é uma atuação local e não global em determinados produtos.


Felipe Mendes - Presidente da GFK

A variação de preço tem como um dos diferenciais a distribuição dos produtos onde o maior varejista tem mais complexidade e o pequeno varejistas possui uma operação mais simples, aqui temos uma variação media de preços de 3%.

No caso do Mix percebemos um aumento de produtos orgânicos e em serviços


Alexandre Poni - presidente Verde-mar Belo Horizonte

Entrar na loja deve ser uma experiência de compra, onde hoje temos 7 lojas médias de 2000mt e mais de 1300 funcionários.

Composição de lojas: Padaria, Pizzaria, Cafeteria, Adega (com somelies para atendimento), Saladas e Grill, Sushy, Bazar e importação própria de aproximadamente 2.500 produtos.

Não damos ou vendemos sacolas descartáveis, inventivo no uso de sacolas retornáveis. 

Gerar proximidade com a marca!!!

Analisar acertos e erros. Sempre de ao cliente possibilidade de compra de algo que ele nem lembrava que precisava Todo piso de loja é força de venda - atuar com estímulo Se haver expectativa ruim do cliente - resolva na loja Identifique oportunidades - todo caixa pergunta se há algo que não encontrou Não desvie de seus objetivos - FOCO no meu cliente, produto, estratégia.


Fernando Soares VP de Vendas AMBEV
Lidera hoje 4500 gestores de Merchandising e Vendas e destacou os seguintes pontos:

1 Momento único
O consumo em casa aumentou por vários fatores, custo, segurança ou até mesmo por hábitos como por exemplo, o fumante que não pode mais fumar em locais públicos fechados.
Ainda dentro de mudança de hábitos, temos o exemplo de mudança quando pedimos um taxi. Como o exemplo do Ubber, fora do Brasil faz promoções com elevações de preço e mesmo assim funciona. Temos então uma mudança de modelo de atuação, e é assim que temos que atuar.


2 Categoria de Cerveja
Pesa em média 9% do faturamento, mas a alocação é de 2%, pois há um problema, a Ruptura. Talvez uma readequação da exposição possa gerar muita diferença no faturamento.

3 Mix
Atenção ao correto balanceamento dos produtos, com destaque a linha Premium que possui um excelente crescimento. A cerveja artesanal trouxe uma vigor ou maior relevância, mas no momento da compra ela é adquirida de forma completar as demais categorias.


4 Parceria indústria e varejo, após a compra com desconto no segundo pack houve grande aumento no volume, mas tudo isso só da certo quando há conversa de ambos.



Renato Giarolla - Head de Supermercados de Vizinhança do GPA

Trabalho forte em Supermercado de proximidade.

Hoje o cliente não faz mais a compra do mês, a compra é de abastecimento fracionado, compras de 2 ou 3x por semana.

O canal cresce por entrada de investidores e por mudança de hábitos, onde todos da família tem menos tempo e problemas como locomoção e por isso todos buscam conveniência e praticidade. 

Minuto pão e Mini Mercado Extra possuem mais de 300 lojas. SP e interior até 100km e Pernambuco.


Marcelo Costa - Diretor de Trade Marketing JBS Foods

O shopper carrega pessoas com eles quando ai a uma loja, pois as redes sociais multiplicam ou compartilham as experiências com outras pessoas. Ele já vem informado sobre os produtos.

O Omni channel é uma realidade, porém o desafio é integrar os canais com a mesma informação.

O BIG DATA é outra solução a ser bem aproveitada, onde devemos usar o SMALL DATA sendo mais criteriosos.



Roberto Matsubayshi - Dir. De Inovação e Alianças GS1

Necessidades em encontrar o produto, tendo uma boa experiência de compra e produtos de qualidade.

Destaque ao Centro de Inovação na sede da GS1 onde são apresentadas várias soluções para ajudar o varejista.

Qualidade - controle de validade de produtos, apresentação de preço e outras que permitam gerar segurança ao cliente







17/09/15

Nesse fechamento as palestras e debates ocorreram entre grandes nomes do varejo, como Luis Arjona - Presidente da Nielsen, Fábio Hertel - Dir. Comunicação e Novos Negócios Hortifruti e Maria Luiza Orlando - Dir. Unilever Ruela Fuad - Presidente Apoio Mineiro Roberto Chade - CEO DOTZ


Os comentários foram direcionados a atenção dos varejistas quanto a qualidade e experiência de compra do cliente, como também mais atenção as equipes e processos de controle e qualidade do produto.


Palestra
Paul Foley - Ex-CEO Aldi Foley Retail Consulting

Possui Atuação em 26 países, porém mesmo não atuando no Brasil ele percebeu que aqui há um potencial sem igual.

Foco na Eficiência!!!!
O profissional de descontos avalia o impacto dos produtos que trazem maior impacto nas vendas da loja e em relação a concorrentes.

Afirmou ainda que profissionais de desconto não inventam tendências, eles cópias as tendências.


Descontos possuem 3 pilares (95% da Aldi é de marcas próprias):
  • Marca própria
  • Estrutura de Custos
  • Expectativas de clientes

Um alimento para um pais é comparável a um idioma, pertence ao pais.

O Varejista de desconto minimiza sua margem, as lojas são programadas para grande escala, é ainda o maior comprador daqueles determinados produtos

Chave: Liderança em preço e poder de compra


Comparou a venda por produto da Tesco e da Aldi sendo 1,5 milhões por SKU na Tesco e na Aldi 6,2 milhões por SKU.

Mencionou que o varejista de desconto não possui músicas porque o gestor houve o bip do scanner, esse é só um dos itens de preocupação, entre outros como a cadeira da operadora que possui ergonomia de forma a não deixá-la cansada após um dia de trabalho.

Os não alimentos representam 1/5 das vendas dos varejistas de descontos, mas semanalmente há inclusão de novos produtos, variando os temas em virtude de eventos, mas todos com altos descontos.








Resumo Geral

Como sempre o evento foi sensacional, não só pelas informações das palestras e debates, mas pela estrutura existente e não menos importância pelo reencontro de grandes amigos e novos parceiros, Alguns pontos que acredito terem sido destaques ou mesmo menções de todos os palestrantes foram:

  1. Intensificar relacionamento com o cliente
  2. Suportas a decisão do cliente
  3. Traçar ações de melhoria continua baseadas em informações
  4. Maior cuidado com a qualidade e com a saúde dos clientes
  5. Criação de Metas e indicadores que deixem o objetivo claro
  6. Atenção a novas tecnologias e resultados possíveis
  7. Intensificar as ações entre os Fornecedores e os Varejistas

Breve algumas fotos......

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