quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Extrafarma, do Ultra, tem alta de 6% na receita de outubro a dezembro



A rede de farmácias do Grupo Ultra, Extrafarma, teve alta de 6,2% na receita líquida de outubro a dezembro, e expansão de 21,3% no acumulado de 2015, acima da média do mercadosegmento de farmácias cresceu 12% em 2015. A Extrafarma teve receita líquida de R$ 1,33 bilhão no ano passado — para efeito de comparação, líderes como Raia Drogasil e DPS vendem entre R$ 8 bilhões e R$ 9 bilhões ao ano.

Pontos em operação mais antigos, abertos há mais de um ano, cresceram 4% no quarto trimestre, crescimento abaixo da líder Raia Drogasil, por exemplo (a única do setor que já publicou números), que cresceu 12%. A receita líquida da Raia Drogasil subiu 22,5% de outubro a dezembro e 21,6% em 2015.

Na Extrafarma, prejuízo operacional de R$ 700 mil no quarto trimestre de 2014 passou para um lucro de R$ 1,5 milhão em mesmo período deste ano. De janeiro a dezembro, empresa acumulou lucro operacional de R$ 5 milhões, versus lucro maior, de R$ 17 milhões, em 2014.

A margem bruta subiu de 31% no quarto trimestre de 2014 para 35% no intervalo de 2015. A companhia somava 254 lojas ao fim do ano passado, versus 223 unidades em 2014.

Aberturas de 37 lojas em 2015, e fechamento de seis pontos, ajudou a elevar despesas operacionais no ano, que subiram 12% de outubro a dezembro. Empresa informou em relatório de resultados plano de investimento de R$ 124 milhões em 2016 — em 2015, foram R$ 81 milhões, aumento de 12,4% — ainda pequeno, porém, em relação ao tamanho do grupo, com investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão em 2016.

Em termos de percentual dentro do investimento total, em 2015 a Extrafarma respondeu por 6,2% em 2015 e a previsão é equivaler a 6,9% em 2016.

A companhia atualizou na semana passada o plano de abertura e reformas das suas drogarias. Foi aberta a segunda unidade de farmácia dentro de um posto Ipiranga, marca do grupo, e haverá reforma de todos os pontos da rede.

“Em mais um passo que demonstra a captura de oportunidades entre seus negócios, o Ultra lançou um novo modelo de varejo de conveniência, baseado na oferta integrada de produtos e serviços. Em novembro de 2015 foi inaugurada a primeira farmácia Extrafarma em São Paulo, com um novo modelo de loja, simultaneamente à inauguração do conceito ampliado de am/pm [loja de conveniência]”, informa em relatório de resultados na semana passada.

“Este projeto piloto é a segunda loja da Extrafarma em um posto Ipiranga e lança um modelo de varejo com a nova arquitetura e comunicação visual mais atraente para as lojas, que será implementado em toda a rede a partir de 2016.”

A Extrafarma tem uma bruta, assumida na data do fechamento da aquisição da rede, de R$ 208 milhões. Em setembro de 2013, a Extrafarma foi adquirida pelo Ultra por R$ 1 bilhão.

A Extrafarma diz que finalizou o ano passado como a sexta maior rede de farmácias do país no ranking da Abrafarma, associação do setor, ganhando duas posições em relação ao fim de 2014.

Fonte: http://www.valor.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário