terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A Digitalização do Estoque


Vivemos em um mundo digital. Desde o momento em que acordamos, até o momento em que nos repousamos novamente, estamos em constante interação com dispositivos eletrônicos que nos garantem o despertar na hora correta, o controle da temperatura ideal de nosso banho, o aquecimento de nosso leite, o preparo de nosso café, o controle de som de nosso carro, o acesso ao nosso local de trabalho, os inúmeros telefonemas, mensagens e e-mails etc. Ou seja, nosso mundo está digital, conectado e rápido. 

Nas empresas, isto é até mais acentuado. Com os avanços em telecomunicações, os processos, sistemas e controles de uma empresa se tornaram mais eficientes e usam um aparato tecnológico monumental. E tudo ocorre sem que percebamos isto. 
Quando trazemos esta visão para o varejo, enxergamos um mundo de possibilidades e avanços. 

Grandes redes varejistas já adotam o RFID para controlar seus estoques, reduzir perdas, aumentar a visibilidade de rupturas, garantir um estoque mais justo às operações (reduzindo desperdícios) e, acima de tudo, melhorando a experiência do cliente.

A digitalização do Estoque, iniciou-se com a adoção do código de barras, há mais de 50 anos atrás. 

Com o código de barras, a informação passou a ser categorizada e organizada, de tal forma que representou o embrião para os os atuais sistemas de gestão (ERP, WMS PDV etc). Sem o código de barras, não teríamos a evolução possível em gestão de estoques. 

Mas o próprio código de barras, que trouxe inúmeros benefícios ao varejo, possui limitações. Dentre as principais, podemos citar: a necessidade de linha de visada com o código para a leitura, leitura de um único item por vez, identificação de categoria de produtos e não de itens, apenas é possível ler as etiquetas e não gravar informação no código, umidade oferece dificuldades nas leituras etc.

A tecnologia atual que atua diretamente nestas limitações e que possui inúmeros outros benefícios é o RFID. Através de uma etiqueta eletrônica, acessível por ondas eletromagnéticas, um item passa a ter uma identidade única. Este avanço tecnológico é apenas a base para os grandes avanços tecnológicos já em utilização e àqueles que ainda nem foram criados.

Hoje produtos já são expedidos dos CDs e recebidos nas lojas, a uma velocidade 10x maior que ao código de barras. Lojas em RFID já possuem mais de 90% a menos ruptura do que lojas em código de barras. Estas mesmas lojas, já vendem 10% a mais que as lojas em código de barras. Adicionalmente, estas mesmas lojas e CDs em RFID, já possuem 30% a mais de visibilidade de estoques do que operações em código de barras.

Quais as próximas tecnologias e aplicações existirão em 5, 10 ou 15 anos? É difícil prever. Mas minha suposição é que passará obrigatoriamente por mobilidade. Aplicações móveis, integrando lojas físicas ao ambiente digital farão parte da rotina dos clientes.


Autor: Bruno Calaça

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