quinta-feira, 8 de junho de 2017

Pirataria Fashion – Entenda a nova subcultura do mundo da moda

Pirataria Fashion   Entenda a nova subcultura do mundo da moda

Pirataria Fashion: o artista Travor “Gucci Ghost” Andrew  transformou o logo da Gucci em Street Art e logo se transformou em um colaborador da grife.

De acordo com a WGSN, a paródia e a apropriação de logos famosos se transformaram na mais nova subcultura do mundo da moda. Essa onda da pirataria fashion é fortemente influenciada pelo ativismo digital, que inspira críticas cada vez mais ferozes ao modelo econômico capitalista e seus desdobramentos.

Há décadas, a cultura de massa vem sendo utilizada pelos artistas, como um ponto de partida para indagar e subverter o senso comum. Agora, os estilistas também entraram no jogo, aliando-se aos seus “falsificadores” para ressignificar antigos objetos de desejo.

Pirataria Fashion: logos e marcas ganham reinterpretações de cunho político. Imagem via WGSN

Conhecida como “Efeito Vetements”, a apropriação artística dos grafismos e logotipos sai do campo da paródia e ganha conotação fortemente política, espalhando-se pela internet e viralizando com a velocidade de um clique. O movimento aparece liderado por uma onda de estilistas e talentos criativos, tais como Demna Gvasalia, da Vetements, Alessandro Michele, da Gucci, e os artistas Heron Preston e Travor “Trouble” Andrew.

Pirataria Fashion: Gucci faz parceria com o seu “falsificador”
O influenciador digital Travor “Trouble” Andrew divide seu tempo entre a música, o skate e a arte de rua. Obcecado pela Gucci desde a adolescência, quando comprou seu primeiro relógio de grife da marca italiana, ele ficou conhecido na internet sob a alcunha de GucciGhost . A ideia veio em uma festa de Halloween, quando Travor fez dois buracos em um lençol Gucci para criar uma gantasia improvisada, que ele chamou de “fantasma da Gucci” e acabou se transformando no seu alter ego virtual. Com essa ideia em mente, ele transformou a fantasia na imagem de um fantasma com o logo da Gucci no lugar dos olhos e passou a grafitá-la em todos os lugares possíveis.

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Fonte: http://www.fashionbubbles.com/trends/

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