sexta-feira, 12 de junho de 2015

Aumenta tentativa de fraude contra o consumidor

Levantamento da Serasa Experian indica que em abril houve uma tentativa de fraude a cada 15 segundos.

O número de tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, chegou a 162.854 em abril.

Os dados são do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor, divulgado hoje (12).

Segundo o levantamento, o índice aumentou 4% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso significa que a cada 15,9 segundos houve uma tentativa de fraude contra o consumidor no País. No entanto, na comparação com o mês de março deste ano, quando o indicador atingiu a marca de 183.111 tentativas de fraude, a redução foi expressiva: de 11,1%.

Para os economistas da instituição, esse aumento anual mostra que os fraudadores estão intensificando suas ações, tentando tirar proveito da situação em que o consumidor reduz as compras em razão do cenário econômico atual.

O setor de telefonia respondeu por 42,2% do total de tentativas de fraude realizadas no mês, aumento em relação aos 36,5% registrados pelo setor no mesmo mês de 2014. Já o setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.), registrou 28,1% do total de casos. No mesmo período do ano passado, este setor respondeu por 32,3% das ocorrências.

O varejo teve 12.265 tentativas de fraude, registrando 7,5% das investidas contra o consumidor no mês, mais uma queda em relação a abril de 2014, quando o indicador marcou 8,4%.

Fonte: http://portalnovarejo.com.br/index

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