Conheça alguns dos principais fatores que podem levar o supermercado a ter prejuízos com falta de produtos nas lojas
1. Ao definir o volume de compras, a equipe
comercial deixa de considerar estoque de cobertura para categorias em que há
maior demora na entrega dos fornecedores
2. Compradores calculam o pedido apenas com
base no histórico as vendas, ignorando a ruptura já enfrentada pelo item. Com
isso, não entra na conta o que deixou de ser vendido, provocando nova ruptura
3. O departamento de compras, muitas vezes,
não dispõe de dados para avaliar o impacto de promoções no giro de uma marca.
Se o preço da marca líder cai muito, há uma migração de consumo dos itens
concorrentes para ela. Com isso, há aumento de vendas na principal marca e
queda nas demais, o que deixa de ser considerado na hora de fazer novo pedido
4. Concentração de compras no fim do mês.
Ainda é comum redes de varejo aguardarem esse período na expectativa de que os
vendedores da indústria ofereçam condições melhores no desespero para suas
metas
5. Trabalhar com reposição automática sem ter
um sistema eficiente de sincronização de dados. Sem isso, varejo e indústria
enxergam informações diferentes, o que retarda o disparo de novos pedidos de
compras
6. Falta de um sistema integrado de gestão
que sincronize dados de todos os setores do supermercado: frente de loja,
estoque das filiais e dos centros de distribuições, compras, recebimento, etc.
7. Inexistência de processos para identificar
divergências do estoque físico com aquele que consta no sistema do supermercado
8. Atrasos na entrega do fornecedor para o
supermercado ou envio de pedido incompleto ou errado
9. Demora do CD da rede para encaminhar os
produtos às lojas. Quando isso ocorre, é comum a prateleira onde estava o item
em falta ser ocupada por outras mercadorias
10. Excesso de SKUs no sortimento dificulta a
gestão pelo comprador, que não consegue acompanhar todos os itens que estão sob
sua responsabilidade
Fonte: http://www.sm.com.br/
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