A atividade do comércio caiu 0,5% em maio, ante abril, descontados os efeitos sazonais, e recuou 8,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com indicador da Serasa Experian. No ano, a queda chega a 8,7%, comparado ao mesmo período em 2015.
O recuo ocorreu apesar da comemoração do Dia das Mães, considerado o "Natal" do primeiro semestre. Para a Serasa, a alta taxa de desemprego e o crédito caro e restrito no país mantêm deprimidos os níveis de consumo.
De abril para maio, a maior queda, de 1,3%, ocorreu no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática. O segmento de super e hipermercados, alimentos e bebidas, que tem grande peso no setor, também teve mau desempenho, com queda de 0,9% em maio ante abril e de 9,3% ante o mesmo período do ano passado. A atividade também diminuiu nas lojas de veículos, motos e peças (-0,7%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,3%) e material de construção (-0,8%) de abril para maio. A exceção ficou conta de combustíveis e lubrificantes, que tiveram alta de 0,6%.
Fonte:http://www.valor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário