sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Equipamentos de EAS funcionam?


A resposta a essa pergunta é SIM, mas isso não é baseado somente ao fato de ser uma tecnologia utilizada na grande maioria dos estabelecimentos, mas sim, pelos resultados obtidos através de cases que demonstram quedas no índice de perdas até superiores a 30% no resultado de inventários após a aplicação de proteções EAS. Tais quedas podem aumentar em virtude do tipo de proteção utilizada ou ainda gerar aumento de venda em situações onde antes os produtos estavam confinados.

A aplicação da tecnologia parte de um estudo de ROI onde podemos identificar o real retorno. Essa avaliação poder ser realizada pela aplicação da proteção, inicialmente de forma parcial e com medições (inventários), onde o impacto nas perdas poderá ser percebido ao longo do tempo do projeto.


Porque alguns varejistas ainda resistem a utilizar essa solução?

Apresento abaixo algumas situações e explicações que podem fazer o varejista mudar de ideia e confirmar que a solução é realmente um bom investimento:

“Não vejo resultado no uso dessas antenas!” 
Para isso basta fazer uma análise dos resultados de perdas de uma loja ou um grupo de produtos durante um período COM e o resultado SEM a tecnologia, após isso podemos desenhar um ROI e um payback.

“Não possuo gente pra aplicar o alarme!”.
Os alarmes (etiquetas antifurto) são aplicados normalmente em produtos de maior atratividade de furto, normalmente de maior valor, menor tamanho e que em sua maioria apresentam maiores perdas, isso diminui o custo operacional, fora isso, alguns fornecedores já enviam produtos com alarme, mas via de regra, para isso deve haver uma solicitação inicial do varejista, o que trará ainda mais diminuição de custos e padronização.

“Não tenho quem faça a abordagem preventiva! ”.
Mesmo sem esse recurso, a solução gera resultado pela inibição, porém é possível junto a alguns fornecedores, interligar as antenas no sistema de CFTV e registrar os disparos para análise futura.

“Como posso justificar esse investimento junto a Diretoria? ”.
Hoje em dia, ninguém investe se não haver retorno, para isso o varejista pode fazer uma medição e comparar o valor economizado com a redução das perdas durante o ano ou em outro período e o valor do investimento com essa solução. Isso permitirá tomar a decisão de aplicar a solução em uma, algumas ou todas as unidades existentes.

“Como poderei monitorar o funcionamento destes equipamentos? ”.
Há hoje no mercado, alguns fornecedores que já oferecem modelos destes equipamentos com uma aplicação de Gestão Remota. Essa solução permite monitorar todos os equipamentos de forma remota, inclusive desativadores das etiquetas, tudo isso de um único computador, através de um aplicativo WEB. Isso gera mais controle a agilidade em situações de manutenção.

Se tiver alguma dúvida sobre esses assuntos ou precisar de apoio para viabilizar entre em contato...

Autor: Gilberto Quintanilha Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário