quinta-feira, 21 de julho de 2016

6 Tipos de pesquisa de moda

A pesquisa de moda

Previamente à elaboração de uma coleção de moda, há uma extensa fase de pesquisa. É através dela que o designer reúne as informações necessárias para saber qual caminho escolher durante criação. Segundo a autora Doris Treptow, a pesquisa de moda pode ser dividida em seis itens:

1. Pesquisa de comportamento
A moda está inserida em um contexto histórico-social e é por isso fruto do seu tempo. É necessário saber a forma como as pessoas estão se comportando para poder saber quais são seus anseios, e em consequência, o que elas irão preferir consumir.

Por exemplo, a última virada de milênio ocasionou certa angústia na sociedade devido à incerteza do futuro, provocando um maior interesse na espiritualidade. Na moda, isso se viu traduzido em crucifixos, imagens de santos, desenhos orientais e cores violáceas e  rosadas.


Fotografia Streetstyle, uma ferramenta de pesquisa de comportamento. Fonte: Acervo Pessoal

2. Pesquisa de mercado
Os consumidores são um grupo de pessoas que buscam, necessitam e consomem um determinado produto ou serviço oferecido pelo mercado. Uma vez definido quem é esse grupo de pessoas, todas as ações de marketing de um empreendimento serão direcionadas aos mesmos.
Dividem-se os grupos consumidores em bases demográficas, geográficas, psicográficas e de conduta. É necessário entender o estilo de vida do consumidor e saber quais são suas necessidades e comunicar-se com ele, de modo que seja percebido valor no produto ofertado.

3. Pesquisa de tendência
Tendência é um conjunto de itens considerados como "bem-vestir". Implica temporalidade e massificação e surge a partir da observação do comportamento do consumidor e do "consenso" entre fabricantes de tecidos, corantes, a mídia e os demais agentes da indústria de moda, como a coolhunter WGSN e a empresa Pantone.


4. Pesquisa tecnológica
É fundamental saber com quais materiais e tecnologias pode-se contar no momento do planejamento de uma coleção. O caminho inverso também é possível, pois há coleções que surgem justamente da oferta de determinado material, como pode ser o caso do reaproveitamento. Pesquisas de fornecedores são de enorme valia para o sucesso de um empreendimento de moda.

5. Pesquisa de vocações regionais
Cada lugar tem algo próprio para oferecer. Assim como o Peru tem tecelãos, Florianópolis tem rendeiras e a Amazônia tem fazedores de cestos. Usar essas vocações na criação de coleções com certeza enriquece o resultado e proporciona diferenciação e identidade.


Sapatos com aplicação de renda de bilro, do projeto Ecomoda Udesc. Fonte: Acervo Pessoal

6. Pesquisa do tema da coleção
É a história, o argumento, a inspiração de uma coleção.

Todas as peças da coleção devem, mais ou menos, remeter ao tema escolhido. As peças da coleção possuem, portanto, coerência visual entre si.

É aconselhável que o tema da coleção possa fazer uso de algumas tendências de moda, diagnosticadas através de pesquisa. São realizados cruzamentos e adequações entre o tema e as tendências, para escolher quais parâmetros enfatizar.

O tema permeia tudo relacionado à coleção: a figura de moda, a modelagem, os cortes, as cores, as estampas, as locações para fotos, a identidade gráfica, a maquiagem e o desfile.


Por: Lucía Andrea
Designer e empresária de moda
Fonte: http://textileindustry.ning.com/

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