segunda-feira, 23 de maio de 2016

Uma revolução começou nas nossas roupas — e cada peça conta

Calça jeans no varal
Altas são as chances de você estar usando pelo menos uma peça de roupa ou acessório feitos de algodão no momento em que lê esta matéria. Seu armário, provavelmente, tem exemplares de sobra, não? Fibra natural mais popular do mundo, o algodão é indispensável para a indústria do vestuário e economias de muitos países. No entanto, o seu impacto ambiental e social é enorme, mas isso não vem descrito nas etiquetas.

Para dimensionar esse mercado – e seu passivo – vamos aos números. A cada ano, estima-se que 80 bilhões de novas peças de roupas são produzidas, 400% a mais que duas décadas atrás, e 35% disso tudo é feito de algodão. Atualmente, a produção de algodão é estimada em 26 milhões de toneladas por ano e tem o Brasil como o quinto maior produtor, atrás do Paquistão, Estados Unidos, Índia e China (também são grandes as chances de você estar usando um “made in china”).

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Seu comércio movimenta cifras poderosas — US$ 23 bilhões por ano. Em média, 75% de todo algodão vai para a fabricação de roupas, 18% para fabricação de mobiliário doméstico e 7% para outros produtos industriais. Por tudo isso, e uma história de mais de sete mil anos, a indústria americana costuma dizer que o algodão é o “tecido de nossas vidas”.

Mas, por mais agradável e macio que seja o toque do algodão, uma variedade de fatores mancham seu tecido, gerando um passivo que as empresas e os consumidores precisam enfrentar.

O que não vem escrito na etiqueta da roupa

Apesar de ocupar apenas 2,5% da terra cultivada no mundo, a produção de algodão responde por cerca de assombrosos 25% do consumo mundial de inseticidas. Se a relação parece absurda é porque ela é mesmo. Os abusos químicos historicamente associados à produção algodoeira devem-se especialmente ao fato do cultivo ser voltado, na maior parte, para a fabricação de produtos não alimentícios, além de ser altamente sensível às doenças e pragas.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

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