sexta-feira, 6 de maio de 2016

PESQUISA APAS, ABRAS, NIELSEN E KANTAR: DESAFIO DOS SUPERMERCADISTAS É SE ADEQUAR AOS NOVOS COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES


A já tradicional Coletiva de Imprensa inaugurou a 32ª edição da APAS 2016 – Feira e Congresso de Gestão Internacional, evento promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), ocasião em que foi apresentada a Pesquisa “Tendência do Consumidor”. O levantamento foi realizado em parceria com as empresas Nielsen e KantarWorldpanel e divulgado em conjunto pelo presidente da APAS, Pedro Celso; o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto; o diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Dinis Dias; o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano; a diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Spinha de Toledo; e a Diretora Comercial Senior da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.

O presidente da APAS, Pedro Celso, destacou o setor como grande gerador de empregos do Estado. “Mais de 512 mil atuam no setor e tivemos uma queda de empregos de 0,28% em março se comparado a 2015. Com toda essa crise, o setor praticamente manteve o emprego. Em termos de vendas, vamos fechar negativo, mas estou muito otimista para 2017”.

Segundo o vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo, a Pesquisa retrata o momento do País, mas a rapidez das mudanças é muita grande. “Difícil fazer previsões quando se tem uma Lava Jato, por exemplo. Mas confesso ver a luz no fim do túnel e não é a locomotiva”.

O gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, um dos grandes desafios do momento é recuperar as vendas perdidas em 2015. “O grande supermercadista tem que se adequar ao novo perfil do consumidor diante de um cenário mais desafiador, preparar o mix e as lojas para este cenário”.

Christine Pereira, da Kantar, afirmou que o “novo consumidor” vai gastar mais e ir menos aos supermercados. ”Ele vai diversificar os canais e fazer aquelas compras mais esporádicas. Mas a compra de abastecimento voltou a ter mais importância”, explica.

Alimentação saudável é a grande oportunidade. Daniela Toledo, da Nielsen, observa, por exemplo, a troca do pão industriado pelo integral. “Mas o consumidor não abre mão de suas conquistas, dos produtos Premium, como as cervejas. Eles adquirem produtos mais baratos de outras categorias, como limpeza, e faz malabarismo para racionalizar”.


Fonte: http://feiraapas.com.br/

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