quinta-feira, 25 de abril de 2013

Impacto de procedimentos e tecnologia junto às áreas de controles (Artigo 1/3)


Tenho lido vários artigos sobre Gestão de Segurança, de Centros de Distribuição, Auditoria, Processos, Riscos e em todos é perceptível o uso de Procedimentos e Tecnologia, sejam sendo implantados ou complementados/atualizados.
Sendo assim pensei em escrever esse artigo de forma a direcionar algumas ideias ou que seja pelo menos para sugerir a aplicação destes Procedimentos e Tecnologia, isso tendo como base exemplos simples e práticos, mas de alta aplicabilidade e que tem gerado grandes resultados.

Gostaria ainda de lembrar que existe a necessidade de criar um plano ou mesmo ciclo para o desenvolvimento e aplicação destes itens (ideias), pois estes normalmente irão requerer mais que investimentos, o exemplo abaixo apresenta a relação de itens a fazer parte deste plano/ciclo:

1.       Movimentação de equipe de TI (desenvolvimento)
2.       Análise de regras junto as áreas Comerciais/Crediário
3.       Análise de ações junto ao Jurídico/RH
4.       Treinamento para execução dos procedimentos e uso das tecnologias
5.       Ações de endomarketing para uma eficaz absorção das propostas de cada projeto
6.       Criação de Medidores de Eficiência
7.       Análise constante para alterações/correções necessárias




Abaixo relaciono alguns pontos que podem ser utilizados e que estarei abordando:
·         Implantação e Reestruturação de CFTV
·         Monitoramento de Equipamentos (CFTV/ALARMES/ANTENAS)
·         Utilização de Querys (Consultas)
·         Sistemas de Auditoria Contínua
·         Padronização de Procedimentos de Frente de Caixa
·         Procedimento de entrada e saída de estoque
·         Aplicação de Checklists


Irei falar um pouco de cada um, mas para não ficar muito extenso irei dividir em 3 artigos:
·         Implantação e Reestruturação de CFTV
·         Monitoramento de Equipamentos (CFTV/ALARMES/ANTENAS)
·         Utilização de Querys (Consultas)
·         Sistemas de Auditoria Contínua
·         Padronização de Procedimentos de Frente de Caixa
·         Procedimento de entrada e saída de estoque
·         Aplicação de Checklists


 

Implantação e Reestruturação de CFTV


Não é de hoje que a mídia tem trazido vários exemplos do mau uso dessa tecnologia como por exemplo:
Equipamentos que não gravavam – é nesse momento em que todo o investimento se mostra indevido, pois não temos nenhuma base de informações o que impede qualquer tipo de análise ou ação. Observa-se ainda que quando o individuo (interno) tem a informação que o sistema não realiza gravações comete ou tende a cometer mais e maiores furtos e danos.
Ausência de Monitoramento/Regras – aqui é constatado que por não haver um monitoramento local ou remoto, os estabelecimentos sofrem com perdas que poderiam ser evitadas, porém perde-se o “time” de ação ou quando é existente a ação resultante pode gerar maior perda, como por exemplo uma abordagem indevida em virtude de regras e procedimentos claros.
Má qualidade das câmeras – situação que implica em não identificar o que ocorreu ou quem era o “protagonista” da ação, impossibilitando assim uma atuação mais direta na correção de um determinado tipo de ocorrência. Deixo como dica a realização de testes antes da aquisição de câmeras de forma a validar a qualidade e real necessidade sobre o local de aplicação.
Posicionamento incorreto de câmeras – esse tipo de situação gera o famoso “ponto cego” o que em muitas situações são os locais que acontecem as ocorrências. Se pensarmos em lojas grandes ou mesmo Centros de Distribuição (CD) onde a área a ser acompanhada é sempre muito grande e o efetivo de Fiscais ou agentes não consegue acompanhar todos os pontos.

Vantagens da tecnologia atual:

  • Qualidade na gravação das imagens permitindo assim ações eficazes;
  • Acesso restrito;
  • Integração com outros equipamentos (alarmes, sensores, antenas, etc..).
  • Backup externo, isso é muito importante, pois caso haja uma intrusão o equipamento pode ser danificado;
  • Busca por evento, seja data, hora ou câmera específica
  • Relatórios de eventos Detecção de movimento;
  • Impressão de imagens;
  • Gravação por alarme e/ou agenda;
  • Permite monitoramento por única central, gerando até diminuição de mão de obra.

Com base nestas informações sabemos então o que ocorre com sistemas ineficazes e o que podemos esperar do uso de tal tecnologia, cabe então analisar não somente pela planta (remoto), mas de forma local, o correto funcionamento do equipamento, isso por meio de testes e a análise se as imagens gravadas permitem o acompanhamento dos principais pontos a serem monitorados/gravados. Isso pode ser desenvolvido e aplicado por empresas que fornecem não somente as ferramentas como soluções, estas mais preocupadas sobre a real necessidade de tal tecnologia.

O Projeto parte de uma correta análise sobre a implantação ou revisão de um sistema o que permitirá:
  1. Diminuição de custo geral sobre investimento – permite o uso de câmeras e demais equipamentos corretos, nem mais nem menos. Ex.: pode evitar aquisição de modelos de câmeras de alto custo onde modelos mais simples podem gerar o resultado necessário.
  2. Correta utilização, permitindo assim a geração de bons resultados – aqui é previsto quem irá ter acesso, onde será mantido, como será utilizado e identificado quem participará de treinamentos para operação do equipamento.
  3. Previsão sobre momentos de revisão – permitirá identificar quem será responsável pela geração de chamados em situações de manutenção ou solicitações de alterações necessárias. Ex.: em virtude de mudanças no layout ou mesmo decoração (uso de banners) dos estabelecimentos faz-se necessária a alteração da localização ou mesmo posicionamento das câmeras.


Monitoramento de Equipamentos (CFTV/ALARMES/ANTENAS)


Hoje com o avanço de equipamentos de alarme como sensores e antenas e a aplicação de tecnologias “inteligente” utilizadas também em CFTV nos permitem ganhos que vão desde a diminuição de perdas como furtos causados por pessoas internas ou externas, como a validação de procedimentos como:
Ø  Atendimento ao cliente,
Ø  Controle de Acesso,
Ø  Manipulação do estoque,
Ø  Operações de Crediário;
Ø  Controle de numerário - Tesouraria,
Ø  Operações de frente de caixa.

Essa validação pode ser realizada com equipe reduzida e de forma remota, o que pode diminuir o investimento e despesas fixas, impedindo ainda situações como o desvio de função que identificamos quando em visita aos locais. É possível realmente direcionar o monitoramento e por meio de indicadores atuar com foco onde se realmente é necessário.
Além de impedir o desvio de função mencionado acima, podemos atuar com equipe focada e devidamente treinada para realizar um correto monitoramento. O trabalho pode ainda ser realizado por empresas terceirizadas, estas que após receberem a documentação de procedimentos padrões poderão emitir relatórios periódicos ou até realizar atuações mais pontuais.
Um bom exemplo recente que posso mencionar foi a identificação de má manipulação de estoque em “linha branca” o que estava gerando perdas enormes a determinada empresa. Ainda aqui é possível identificar e validar fraudes/furtos e agir de forma a coibir tais ocorrências e responsabilizar os envolvidos.

Fico por aqui torcendo que esse artigo possa ajudar de alguma forma e no próximo artigo que deve ser divulgado em alguns dias, irei abordar os assuntos abaixo:
·         Utilização de Querys (Consultas)
·         Sistemas de Auditoria Contínua



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