Tenho lido vários artigos sobre
Gestão de Segurança, de Centros de Distribuição, Auditoria, Processos, Riscos e
em todos é perceptível o uso de Procedimentos e Tecnologia, sejam sendo
implantados ou complementados/atualizados.
Sendo assim pensei em escrever
esse artigo de forma a direcionar algumas ideias ou que seja pelo menos para
sugerir a aplicação destes Procedimentos e Tecnologia, isso tendo como base exemplos simples e práticos, mas de alta
aplicabilidade e que tem gerado grandes resultados.
Gostaria ainda de lembrar que
existe a necessidade de criar um plano ou mesmo ciclo para o desenvolvimento e
aplicação destes itens (ideias), pois estes normalmente irão requerer mais que
investimentos, o exemplo abaixo apresenta a relação de itens a fazer parte
deste plano/ciclo:
1. Movimentação
de equipe de TI (desenvolvimento)
2. Análise
de regras junto as áreas Comerciais/Crediário
3. Análise
de ações junto ao Jurídico/RH
4. Treinamento
para execução dos procedimentos e uso das tecnologias
5. Ações
de endomarketing para uma eficaz absorção das propostas de cada projeto
6. Criação
de Medidores de Eficiência
7. Análise
constante para alterações/correções necessárias
Abaixo relaciono alguns pontos
que podem ser utilizados e que estarei abordando:
·
Implantação e Reestruturação de CFTV
·
Monitoramento de Equipamentos
(CFTV/ALARMES/ANTENAS)
·
Utilização de Querys (Consultas)
·
Sistemas de Auditoria Contínua
·
Padronização de Procedimentos de Frente de Caixa
·
Procedimento de entrada e saída de estoque
·
Aplicação de Checklists
Irei falar um pouco de cada um,
mas para não ficar muito extenso irei dividir em 3 artigos:
1º
|
·
Implantação e Reestruturação de CFTV
·
Monitoramento de Equipamentos
(CFTV/ALARMES/ANTENAS)
|
2º
|
·
Utilização de Querys (Consultas)
·
Sistemas de Auditoria Contínua
|
3º
|
·
Padronização de Procedimentos de Frente de
Caixa
·
Procedimento de entrada e saída de estoque
·
Aplicação de Checklists
|
Implantação e Reestruturação de CFTV
Não é de hoje que a mídia tem
trazido vários exemplos do mau uso dessa tecnologia como por exemplo:
Equipamentos que não gravavam – é nesse momento em que todo o
investimento se mostra indevido, pois não temos nenhuma base de informações o
que impede qualquer tipo de análise ou ação. Observa-se ainda que quando o
individuo (interno) tem a informação
que o sistema não realiza gravações comete ou tende a cometer mais e maiores
furtos e danos.
Ausência de Monitoramento/Regras – aqui é constatado que por não
haver um monitoramento local ou remoto, os estabelecimentos sofrem com perdas
que poderiam ser evitadas, porém perde-se o “time” de ação ou quando é
existente a ação resultante pode gerar maior perda, como por exemplo uma
abordagem indevida em virtude de regras e procedimentos claros.
Má qualidade das câmeras – situação que implica em não identificar
o que ocorreu ou quem era o “protagonista” da ação, impossibilitando assim uma
atuação mais direta na correção de um determinado tipo de ocorrência. Deixo
como dica a realização de testes antes da aquisição de câmeras de forma a
validar a qualidade e real necessidade sobre o local de aplicação.
Posicionamento incorreto de câmeras – esse tipo de situação gera o
famoso “ponto cego” o que em muitas situações são os locais que acontecem as
ocorrências. Se pensarmos em lojas grandes ou mesmo Centros de Distribuição
(CD) onde a área a ser acompanhada é sempre muito grande e o efetivo de Fiscais
ou agentes não consegue acompanhar todos os pontos.
Vantagens da
tecnologia atual:
- Qualidade na gravação das imagens permitindo assim ações eficazes;
- Acesso restrito;
- Integração com outros equipamentos (alarmes, sensores, antenas, etc..).
- Backup externo, isso é muito importante, pois caso haja uma intrusão o equipamento pode ser danificado;
- Busca por evento, seja data, hora ou câmera específica
- Relatórios de eventos Detecção de movimento;
- Impressão de imagens;
- Gravação por alarme e/ou agenda;
- Permite monitoramento por única central, gerando até diminuição de mão de obra.
Com base nestas informações
sabemos então o que ocorre com sistemas ineficazes e o que podemos esperar do
uso de tal tecnologia, cabe então analisar não somente pela planta (remoto), mas
de forma local, o correto funcionamento do equipamento, isso por meio de testes
e a análise se as imagens gravadas permitem o acompanhamento dos principais
pontos a serem monitorados/gravados. Isso pode ser desenvolvido e aplicado por
empresas que fornecem não somente as ferramentas como soluções, estas mais
preocupadas sobre a real necessidade de tal tecnologia.
O Projeto parte de uma correta
análise sobre a implantação ou revisão de um sistema o que permitirá:
- Diminuição de custo geral sobre investimento – permite o uso de câmeras e demais equipamentos corretos, nem mais nem menos. Ex.: pode evitar aquisição de modelos de câmeras de alto custo onde modelos mais simples podem gerar o resultado necessário.
- Correta utilização, permitindo assim a geração de bons resultados – aqui é previsto quem irá ter acesso, onde será mantido, como será utilizado e identificado quem participará de treinamentos para operação do equipamento.
- Previsão sobre momentos de revisão – permitirá identificar quem será responsável pela geração de chamados em situações de manutenção ou solicitações de alterações necessárias. Ex.: em virtude de mudanças no layout ou mesmo decoração (uso de banners) dos estabelecimentos faz-se necessária a alteração da localização ou mesmo posicionamento das câmeras.
Monitoramento de Equipamentos (CFTV/ALARMES/ANTENAS)
Hoje com o avanço de equipamentos
de alarme como sensores e antenas e a aplicação de tecnologias “inteligente”
utilizadas também em CFTV nos permitem ganhos que vão desde a diminuição de
perdas como furtos causados por pessoas internas ou externas, como a validação
de procedimentos como:
Ø
Atendimento ao cliente,
Ø
Controle de Acesso,
Ø
Manipulação do estoque,
Ø
Operações de Crediário;
Ø
Controle de numerário - Tesouraria,
Ø
Operações de frente de caixa.
Essa validação pode ser realizada
com equipe reduzida e de forma remota,
o que pode diminuir o investimento e despesas fixas, impedindo ainda situações
como o desvio de função que identificamos quando em visita aos locais. É
possível realmente direcionar o monitoramento e por meio de indicadores atuar
com foco onde se realmente é necessário.
Além de impedir o desvio de
função mencionado acima, podemos atuar com equipe focada e devidamente treinada
para realizar um correto monitoramento. O trabalho pode ainda ser realizado por
empresas terceirizadas, estas que após receberem a documentação de
procedimentos padrões poderão emitir relatórios periódicos ou até realizar
atuações mais pontuais.
Um bom exemplo recente que posso
mencionar foi a identificação de má manipulação de estoque em “linha branca” o
que estava gerando perdas enormes a determinada empresa. Ainda aqui é possível
identificar e validar fraudes/furtos e agir de forma a coibir tais ocorrências
e responsabilizar os envolvidos.
Fico por aqui torcendo que esse artigo possa ajudar de alguma forma e
no próximo artigo que deve ser divulgado em alguns dias, irei abordar os
assuntos abaixo:
·
Utilização
de Querys (Consultas)
·
Sistemas
de Auditoria Contínua
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