Assim como as mais variadas áreas
do Varejo, Atacado(ejo) e Logística, a Prevenção de Perdas enfrenta vários
desafios. Um dos principais obstáculos é a busca pelo ponto de equilíbrio entre
as demandas e os recursos disponíveis, cenário agravado ainda mais pelas
frequentes baixas nas equipes. Diante da necessidade crescente pela
produtividade e assertividade, é crucial considera como as tecnologias podem ser
úteis nesses processos.
Esse artigo tem como objetivo fomentar
uma discussão entre as mais variadas equipes e grupos, sobre como a
inteligência artificial (IA) pode apoiar a área de Prevenção de Perdas, mas se
tratando de uma solução nova e que ganhou maior relevância com o surgimento de
algumas plataformas como Copilot da Microsoft, ChatGPT da OpenAI, Claude da
Anthropic, Gemini da Google, o Copilot da Microsoft, etc., a questão central
permanece: como podemos integrar tais soluções em nossas operações diárias?
A área de Prevenção de perdas
também possui desafios específicos e que abrangem toda a cadeia de valor da
operação, alguns deles são ilustrados na imagem abaixo:
Com o aumento da complexidade, das
limitações diárias e da constante necessidade de melhorar a eficiência, as
tecnologias de IA se tornam ferramentas indispensáveis para enfrentar esses
desafios e na prevenção de perdas não é diferente.
Abaixo, detalho as 12
aplicações potenciais de IA para prevenção de perdas, abordando as diferentes
categorias de problemas enfrentados tanto no varejo, atacado e logística:
- 1. Previsão de Demanda e Gestão de Inventário
- 2. Análise de Dados para Identificação de Fraudes de Terceiros
- 3. Detecção de Furto Interno e Externo com Análise de Vídeo
- 4. Monitoramento de Armazenamento e Condições Ambientais
- 5. Otimização de Layout de Lojas e Armazéns
- 6. Monitoramento e Gerenciamento de Vencimentos
- 7. Análise de Feedback e Reclamações de Clientes
- 8. Detecção
de Anomalias em Transações Financeiras
- 9. Prevenção de Perdas em E-commerce com Análise de Dados
- 10. Análise de Performance das equipes
- 11. Treinamento e Capacitação de Funcionários
- 12. Gestão sobre o recebimento e expedição
Análise
de Dados para Identificação de Fraudes de Terceiros: através de algoritmos
de IA que podem analisar grandes volumes de transações e comunicações para detectar
padrões de fraude em fornecedores e parceiros, diminuindo possíveis impactos
financeiros de fraudes externas e assim melhorar a confiabilidade da cadeia de
suprimentos.
Detecção
de Furto Interno e Externo com Análise de Vídeo: onde são utilizados sistemas
de IA que analisam imagens de câmeras de segurança em tempo real e confrontam
com históricos, para identificar comportamentos suspeitos e padrões em ações de
furtantes como por exemplo dia, horário, área, produto, tempo de permanência,
etc., permitindo assim a redução a incidência de furtos internos e externos
através da geração de alertas em tempo real. Tarefas que antes eram realizadas
de forma manual e que em alguns casos eram quase impossíveis em virtude dos
extensos períodos de gravação.
Monitoramento
de Armazenamento e Condições Ambientais: por meio de sensores IoT é
possível monitorar a temperatura, umidade e outras condições no armazenamento, onde
a IA realiza a análise dos dados para detectar problemas., evitando assim a deterioração
de produtos devido a armazenagem inadequada ou mesmo variações de temperatura
que possam impactar na qualidade dos produtos. Outro ponto é que em ações
preventivas ou reativas a possibilidade de automação, evitando assim a
necessidade de ações manuais, como por exemplo abrir um chamado para envio de
técnicos na necessidade de manutenção.
Otimização
de Layout de Lojas e Armazéns: a IA pode avaliar layouts atuais e sugerir
otimização com base em análises de fluxo de clientes e eficiência de
armazenamento, reduzindo assim possíveis problemas de exposição inadequada,
melhora a acessibilidade dos produtos e na produtividade das equipes.
Monitoramento
e Gerenciamento de Vencimentos: soluções que, baseadas nas informações
coletadas no recebimento, transferências e padrões como Shelf Life, podem
através da IA rastrear as datas de vencimento dos produtos ou lotes e alertar
sobre itens próximos da expiração, isso pode diminuir perdas de produtos pelo
vencimento ou mesmo gerar impacto positivo na margem, pois itens próximos de
vencimento normalmente requerem ações pontuais de descontos e alterações de
preço e exposição, que além de tomar tempo das equipes acabam por prejudicar a
margem dos produtos.
Análise
de Feedback e Reclamações de Clientes: a exemplo do indicador NPS Net
Promoter Score, é uma métrica utilizada para avaliar o nível de satisfação a IA
pode processar feedback e reclamações destes clientes para identificar padrões
de problemas com produtos ou serviços, ajudando a ajustar processos para
prevenir avarias, manuseio inadequado, custos de operação logísticas por
exemplo em devoluções e em especial impacto na experiencia de compra do
cliente,
Detecção
de Anomalias em Transações Financeiras: Algoritmos de IA analisam
transações financeiras em busca de padrões fraudulentos ou inconsistentes, como
por exemplo verificar a consistência das transações em relação aos contratos e
acordos, identificando, pagamentos em montantes que não correspondem aos
valores acordados. podendo minimizar fraudes internas e externas ao identificar
atividades suspeitas.
Prevenção
de Perdas em E-commerce com Análise de Dados: Algoritmos de IA analisam
comportamentos de compra online para identificar fraudes, padrões suspeitos ou
mesmo na análise de devoluções e reembolsos, podendo reduzir perdas devido a
fraudes, devoluções fraudulentas ou mesmo atrasos e erros no atendimento ao
cliente.
Análise
de Performance das equipes: Sistemas de IA podem monitorar as atividades e
o desempenho das equipes em tempo real, analisando dados de produtividade,
comunicação e colaboração, através de Algoritmos de IA podem analisar os
registros de atividade em plataformas de colaboração e comunicação para avaliar
como e quanto os membros da equipe estão contribuindo para projetos específicos,
permitindo a identificação rápida de áreas que precisam de suporte e ajuste,
ajudando a manter a produtividade e a eficiência da equipe. Podem ainda
fornecer feedback personalizado para cada membro da equipe com base em sua
performance e recomendar treinamentos ou recursos específicos para melhorar
suas habilidades.
Treinamento
e Capacitação de Funcionários: mediante o uso de soluções que utilizam
plataformas de IA adaptando quais módulos/treinamentos devem ser realizados
conforme a necessidade do funcionário, sendo essa em relação a sua análise de
performance ou mesmo no controle de reciclagem ou avaliação do nível de
absorção do conteúdo, melhorando o conhecimento, a conformidade e o padrão
entre os funcionários, reduzindo erros operacionais, administrativos ou mesmo a
perda da produtividade.
Gestão
sobre o recebimento e expedição: IA pode analisar documentos de recebimento
e expedição, comparando com informações de pedidos e identificando
discrepâncias automaticamente ou ajudar no rastreamento das cargas através de
sensores/rastreadores, com isso pode acompanhar o estado das cargas ou sugerir
rotas e métodos de envio com base em dados históricos e condições atuais,
melhorando a eficiência na expedição.
Estas possíveis aplicações podem
ser implementadas por meio de desenvolvimento interno ou através de soluções já
integradas com plataformas de inteligência artificial (IA), sendo que, tais
integrações não apenas potencializam a gestão de estoques, mas também aprimoram
a segurança e a eficiência operacional, resultando em uma possível redução
substancial das perdas nos mais variados setores do varejo, atacado e logística.
No entanto, para alcançar tais benefícios, é essencial que os profissionais da área se mantenham atualizados com as inovações tecnológicas, inclusive que sejam críticos, podendo assim compreender como aplicá-las a suas realidades. Muitas empresas enfrentam desafios como sistemas ERP desatualizados, escassez de mão de obra qualificada e desorganização de dados, especialmente quando há a coexistência de múltiplas plataformas. Portanto, a adaptação e integração eficaz dessas soluções tecnológicas é crucial para superar tais obstáculos e otimizar as operações e o sucesso será sempre validado mediante a definição de métricas que apresentem o retorno gerado em cada um dos investimentos.
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