Veja os principais motivos que dificultam negociações entre esses dois elos da cadeia de abastecimento pautadas em aumentar as vendas ao consumidor, o que pode contribuir para ambos
Pelo lado do varejo:
1. Os supermercados não conhecem o desempenho dos fornecedores e acabam deixando de recompensar os que merecem
2. Também não sabem com detalhes como é a performance das categorias nem o sortimento adequado ou a precificação mais eficiente
3. Falta planejamento da demanda dos produtos, o que leva as negociações a se concentrarem apenas em preço e volume em vez de novas oportunidades
4. Segundo especialistas, os compradores também carecem de uma visão mais estratégica da empresa e das categorias
5. Os supermercados também pecam ao não terem processos otimizados de abastecimento, o que dificulta pensar em ações de sell out
Pelo lado da indústria:
6. Falta adotar uma gestão de contas por clientes. É comum tratar todas as empresas da mesma forma
7. Desconhece como é o desempenho de suas categorias e SKUs em cada cliente
8. A indústria não entende como é a concorrência de preços na região onde o varejo está localizado
9. Os fabricantes ignoram os tipos de promoções que têm melhores resultados
10. Falta otimizar a cadeia logística para reduzir o nível de ruptura e adequar estoques nos super e hipermercados
Fonte: http://sm.com.br/
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