quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Fórum marca Fundação da Abrappe e lançamento de pesquisa de perdas com maior segmentação



Estudo a ser apresentado no dia 19 de setembro no auditório da Totvs em São Paulo reúne dados de 11 segmentos diferentes do varejo nacional

Pesquisa em 11 segmentos aponta perda média de 1,29% do faturamento total do varejo, que segundo dados do IBGE chegou a R$ 1,51 trilhão em 2017.

Além da presença na capital paulista, sedes regionais integram a associação por meio das unidades da CPAR em dez regiões estratégicas do país.

Um painel de discussão econômica com alguns dos principais líderes do varejo, seguido por um encontro técnico com executivos de grandes redes do mercado e a apresentação da pesquisa de perdas de maior segmentação já desenvolvida no país são os destaques, no dia 19 de setembro, na programação do 1º Fórum Abrappe de Prevenção de Perdas. O evento, que ocorre a partir das 13h30 no auditório da Totvs, na zona norte de São Paulo, marca ainda a cerimônia de posse da diretoria e o lançamento da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe).

A Abrappe é uma organização independente formada por representantes de mais de 500 empresas de todos os segmentos do varejo nacional. “Nosso objetivo será sempre o de contribuir com a redução das perdas e o aumento da rentabilidade do varejo e da indústria no Brasil. Os profissionais e o departamento de prevenção de perdas devem ser estratégicos em qualquer empresa. Queremos, com a associação, propagar esse conceito, pois anualmente bilhões de reais do varejo vão diretamente com o ralo”, argumenta Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

A constituição da Abrappe foi definida em setembro de 2017 durante encontro entre dez profissionais de prevenção de perdas em São Paulo. Além da presença na capital paulista, sedes regionais integram a associação por meio das unidades da Comissão de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gerenciamento de Riscos (CPAR). Marisa, Sonda, Riachuelo, Dia e Livraria Cultura estão entre as companhias que já sediaram os encontros da CPAR desde o ano passado.

Painel de discussões e pesquisa – Para o painel de Líderes do Varejo estão confirmadas as participações de Ubirajara Pasquotto (presidente da Cybelar), André Peixoto (CEO da Leader), Rodrigo Caselli (CEO do Grupo Avenida), Mauro Mariz Gonçalves (diretor de Gente da Riachuelo), Paulo César Lopes (diretor da Unibrasil e ACATS) e Paulo Ricardo Oliveira (presidente da Farmais). Já no painel Executivos de Prevenção de Perdas estarão Erlon de Jesus Lisboa (gerente executivo de Auditoria Interna, Riscos, Prevenção de Perdas e Assuntos Regulatórios na Drogaria São Paulo), Lenivaldo Barros (gerente de Prevenção de Perdas/Auditoria Operacional da Riachuelo), Cristiana Araújo (diretora Risco Corporativo da Drogaria Araújo), Jérome Mairet (diretor de Riscos e Perdas do Carrefour Brasil) e Marcelo Soares (diretor de Prevenção de Perdas do Makro).

O grande destaque do fórum, no entanto, será a apresentação da pesquisa sobre perdas com maior participação de segmentos do varejo já desenvolvida no país. Sob a coordenação de Carlos Eduardo Santos, o estudo fez o levantamento em 11 segmentos – atacarejo, calçados, construção/lar, drogarias, eletro/móveis, esportes, livrarias/papelarias, magazines, moda, perfumaria e supermercados (até então, pesquisas avaliaram apenas oito) – que contabilizaram, em 2017, perda média de 1,29% do faturamento total do varejo restrito de R$ 1,51 trilhão de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o presidente da Abrappe, prevenir perdas é um grande desafio para as redes varejistas e mesmo as indústrias. “Em alguns segmentos, a margem líquida é de 2%. Nesse contexto, perdas de 1,29% são muito significativas para a lucratividade de qualquer negócio. Por isso nossa ideia é discutirmos o assunto de forma mais profunda e abrangente, trocando experiências e, principalmente, disseminando a cultura da prevenção, já amplamente destacada na Europa e Estados Unidos”, diz Santos. 

Fonte:https://www.maxpress.com.br

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