Na contramão da crise, a alta do dólar aquece o mercado interno de moda. Em Araraquara (SP), um ateliê especializado em vestidos de festa passou a usar tecido nacional por ser uma opção mais viável para clientes e até mesmo para quem vende.
A estudante de designer Nina Medeiros disse que os tecidos importados demandam mais tempo de trabalho para confeccionar um vestido, por exemplo. “Os importados geralmente têm muita pedraria. O tempo que a gente conseguiria fazer ele, a gente faz dois três com o tecido nacional. Então a gente acaba tendo uma margem de lucro maior”, relatou.
Melhora nas vendas
Um balanço da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) confirmou uma melhora de 15% no setor da moda este ano. A expectativa é um crescimento de 20% até o fim do ano.
Segundo Vivan Huss, coordenadora do curso de moda do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), um dos motivos é o valor da moeda norte-americana. “A moda segue a economia e de acordo com dólar agora está mais rentável que a produção seja feita no Brasil”, disse.
Clique e saiba mais....
Fonte: http://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário