sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

9 competências que as empresas esperam de você

Nas últimas semanas de 2014, a fabricante de cosméticos Nivea preparava-se para estrear um novo processo de avaliação de desempenho, que vai definir as metas de seus funcionários para 2015.

A novidade fica por conta das competências pelas quais a equipe será avaliada: cuidado, confiança, simplicidade e coragem. No lugar de pensamento estratégico ou liderança, palavras comuns nas revisões anuais, a Nivea gastou dois anos discutindo seus valores corporativos e agora vai colocar os funcionários para praticá-los. “As competências de nossos executivos e nossos valores tinham de convergir”, diz Christian Goetz, presidente da Nivea no Brasil.

Não se trata de truque de marketing ou política motivacional: a multinacional mudou seus valores porque acredita que eles tornarão a empresa mais competitiva. “O ambiente de cuidado e confiança estimula o trabalho de equipe e as decisões corajosas, nos tornando mais ágeis, enquanto a simplicidade permite investimento focado dos recursos”, afirma Christian. 

Nos últimos anos, muitas empresas revisaram seus valores para traduzir melhor em ações sua estratégia corporativa. Boa parte desse movimento se deve à crise de 2008, quando várias companhias viram que seus executivos não praticavam o que elas escreviam na parede da recepção. “Foi aí que essa tendência de aproximar valores e competências ganhou força”, diz Cristina Nogueira, da consultoria Walking the Talk, especializada em cultura empresarial, de São Paulo. 

De lá para cá, dezenas de companhias fizeram essa autoanálise e encontraram novas palavras para expressar sua forma de buscar re­­sul­tados. Juntos, a ousadia do Facebook, a sinergia do Grupo Pão de Açúcar e o cuidado da Nivea, formam um conjunto daquilo que se espera dos profissionais hoje em dia.

Conhecer e desenvolver essas habilidades é crucial num momento de maior disputa no mercado de trabalho. “Se a estratégia de uma empresa muda, mudam também as pessoas que ela precisa atrair para realizar aquela entrega”, diz Rodrigo Amantea, coordenador de educação executiva do Insper. 


Fonte: http://exame.abril.com.br/

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