segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Momento do CFTV no Varejo



Conforme mostram as pesquisas da ABRAS, PROVAR e IBEVAR, o varejo nacional tem utilizado largamente soluções tecnológicas. Entre as diferentes soluções, o CFTV (Circuito Fechado de TV) tem se destacado como a mais utilizada, para as mais diversas aplicações e finalidades:
ü  Tesouraria
ü  Estoque
ü  Crediário/SAC
ü  Expedição
ü  Área de Vendas (exposição / atendimento)
ü  Controle de checkout (frente de caixa)
ü  Controle de Acesso




Com base nisso, seguem algumas informações importantes para a definição deste projeto e para escolha de tecnologia e da empresa que atuará como parceira:



Benefícios

Relacionamos abaixo alguns dos benefícios que podem ser gerados com o uso de um sistema de CFTV:
ü  Maior nível de segurança para a Equipe e para o Patrimônio;
ü  Identificação de possíveis falhas operacionais e fraudes (Crediário/SAC/Tesouraria/Frente de Caixa);
ü  Registro de sinistros, intrusões, abordagens indevidas ou demais ações que precisem do uso da imagem;
ü  Grande ação inibidora quanto a tentativas de furto/roubo;
ü  Validação de Procedimentos (Atendimento/Recebimento/Transferência/Acesso/Reposição);
ü  Acesso Remoto aos mais variados pontos e localidades;

O aumento na aplicação da solução tem sido maior, já que além do aspecto de segurança e de inibição a ações irregulares, permite também ações comerciais como a gestão de checkouts ou mesmo a atuação direta na qualidade de atendimento.




Mesmo com uma aceitação cada vez maior, percebe-se que as possibilidades das soluções atuais são pouco exploradas, pois as pesquisas apontam que, em média somente 19% do mercado utiliza o CFTV como fonte de informação. O avanço de modelos de gravadores e câmeras tem gerado um novo leque de oportunidades quanto a aplicação, onde podemos destacar:




Pontos de atenção

Percebemos ainda algumas situações que podem gerar o descrédito quanto a essa solução tão importante:

- Má distribuição de câmeras – em muitos casos os locais das câmeras são marcados por meio da planta da loja, sem nenhuma análise do local físico, ou são instaladas antes da loja estar completa, só que em ambas as situações são gerados os chamados pontos cegos, locais em que não haverá nenhum monitoramento.

- Alinhamento com as áreas comercial, marketing e visual e merchandising – ao longo do ano são realizadas várias ações de VM e Marketing, nas quais são utilizados banners, pedestais e outros equipamentos que boqueiam as imagens. Aqui é necessário um perfeito alinhamento com essas áreas de forma a gerar as alterações necessárias no posicionamento das câmeras.

- Controle de acesso/operação correta – identificamos que os gravadores são mantidos em locais indevidos, sem nenhum controle de acesso e utilizados por pessoas sem o devido treinamento. Isso resulta em “sustos” quando precisamos buscar uma determinada imagem, pois a mesma pode ter sido apagada em virtude deste acesso.

- Qualidade das câmeras – a escolha das câmeras é um item a ser ponderado sob a seguinte
questão: “Qual a qualidade que irei precisar quando for utilizar uma imagem?”. Isso precisa estar claro desde o inicio, pois no futuro quando o acesso às imagens for necessário, teremos a segurança de que o investimento inicial foi bem feito e que o objetivo foi realmente alcançado. Caso contrário, o CFTV será uma despesa má realizada.

- Compatibilidade de tecnologias – hoje o mercado possui uma enorme variedade de câmeras e gravadores, por isso, antes de adquirir um CFTV avalie se todos os equipamentos são compatíveis entre si, inclusive com outros dispositivos que você já possua. Um exemplo disso são as câmeras IP que nem sempre conversam com todos os NVRs (Network Vídeo Recorders).

Tendo avaliado os pontos acima, devemos identificar o real objetivo/necessidade do CFTV. Para a sua implantação e utilização será preciso planejamento, análise de risco e capacitação da equipe que utilizará a solução, sugerimos a análise de um especialista, que vai apresentar o que realmente é necessário para que o objetivo inicial seja alcançado. 



A escolha

Finalizo este artigo com algumas sugestões sobre a escolha de dispositivos para implantação ou melhoria em seu CFTV:

- Escolha uma solução que realmente atenda suas necessidades e que permita otimizar alguma tarefa.

- Procure uma solução de fácil utilização e agilidade em treinamento (pense que terá de replicar esse treinamento).

- Dê preferência a equipamentos de empresas que possuam uma estrutura de atendimento – visite e conheça suas instalações e consulte clientes atuais.

- Busque soluções que agreguem valor e que permitam integração com outros dispositivos (avalie as especificações de cada fabricante).

- Avalie a abrangência do fornecedor para garantir que haja o necessário atendimento em situações de manutenção.




Espero que estas dicas possam ajudar na tomada de decisão e que os resultados realmente possam ser gerados com base na estratégia de investimento escolhida.

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