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Tesouraria
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Estoque
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Crediário/SAC
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Expedição
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Área de Vendas (exposição / atendimento)
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Controle de checkout (frente de caixa)
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Controle de Acesso
Com base nisso, seguem algumas informações importantes para a definição deste projeto e para escolha de tecnologia e da empresa que atuará como parceira:
Benefícios
Relacionamos abaixo alguns dos
benefícios que podem ser gerados com o uso de um sistema de CFTV:
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Maior nível de segurança para a Equipe e para o Patrimônio;
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Identificação de possíveis falhas operacionais e
fraudes (Crediário/SAC/Tesouraria/Frente de Caixa);
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Registro de sinistros, intrusões, abordagens
indevidas ou demais ações que precisem do uso da imagem;
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Grande ação inibidora quanto a tentativas de
furto/roubo;
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Validação de Procedimentos
(Atendimento/Recebimento/Transferência/Acesso/Reposição);
ü
Acesso Remoto aos mais variados pontos e
localidades;
O aumento na
aplicação da solução tem sido maior, já que além do aspecto de segurança e de
inibição a ações irregulares, permite também ações comerciais como a gestão de checkouts ou mesmo a atuação direta na
qualidade de atendimento.
Mesmo com uma aceitação cada vez
maior, percebe-se que as possibilidades das soluções atuais são pouco
exploradas, pois as pesquisas apontam que, em média somente 19% do mercado utiliza o CFTV
como fonte de informação. O avanço de modelos de gravadores e
câmeras tem gerado um novo leque de oportunidades quanto a aplicação, onde
podemos destacar:
Pontos de atenção
Percebemos ainda algumas
situações que podem gerar o descrédito quanto a essa solução tão importante:
- Má distribuição de câmeras – em muitos
casos os locais das câmeras são marcados por meio da planta da loja, sem
nenhuma análise do local físico, ou são instaladas antes da loja estar
completa, só que em ambas as situações são gerados os chamados pontos cegos,
locais em que não haverá nenhum monitoramento.
- Alinhamento com as áreas comercial,
marketing e visual e merchandising – ao longo do ano são realizadas várias
ações de VM e Marketing, nas quais são utilizados banners, pedestais e outros
equipamentos que boqueiam as imagens. Aqui é necessário um perfeito alinhamento
com essas áreas de forma a gerar as alterações necessárias no posicionamento
das câmeras.
- Controle de acesso/operação correta –
identificamos que os gravadores são mantidos em locais indevidos, sem nenhum
controle de acesso e utilizados por pessoas sem o devido treinamento. Isso
resulta em “sustos” quando precisamos buscar uma determinada imagem, pois a
mesma pode ter sido apagada em virtude deste acesso.
- Qualidade das câmeras – a escolha das
câmeras é um item a ser ponderado sob a seguinte
questão: “Qual a qualidade que irei precisar quando
for utilizar uma imagem?”. Isso precisa estar claro desde o inicio, pois no
futuro quando o acesso às imagens for necessário, teremos a segurança de que o
investimento inicial foi bem feito e que o objetivo foi realmente alcançado.
Caso contrário, o CFTV será uma despesa má realizada.
- Compatibilidade de tecnologias – hoje o
mercado possui uma enorme variedade de câmeras e gravadores, por isso, antes de
adquirir um CFTV avalie se todos os equipamentos são compatíveis entre si,
inclusive com outros dispositivos que você já possua. Um exemplo disso são as
câmeras IP que nem sempre conversam com todos os NVRs (Network Vídeo
Recorders).
Tendo
avaliado os pontos acima, devemos identificar o real objetivo/necessidade do
CFTV. Para a sua implantação e utilização será preciso planejamento, análise de
risco e capacitação da equipe que utilizará a solução, sugerimos a análise de
um especialista, que vai apresentar o que realmente é necessário para que o
objetivo inicial seja alcançado.
A escolha
Finalizo este
artigo com algumas sugestões sobre a escolha de dispositivos para implantação
ou melhoria em seu CFTV:
- Escolha uma
solução que realmente atenda suas necessidades e que permita otimizar alguma
tarefa.
- Procure uma
solução de fácil utilização e agilidade em treinamento (pense que terá de
replicar esse treinamento).
- Dê
preferência a equipamentos de empresas que possuam uma estrutura de atendimento
– visite e conheça suas instalações e consulte clientes atuais.
- Busque
soluções que agreguem valor e que permitam integração com outros dispositivos
(avalie as especificações de cada fabricante).
- Avalie a
abrangência do fornecedor para garantir que haja o necessário atendimento em
situações de manutenção.
Espero que
estas dicas possam ajudar na tomada de decisão e que os resultados realmente
possam ser gerados com base na estratégia de investimento escolhida.
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