sábado, 1 de junho de 2013

Impacto da circulação de cédulas falsas junto ao Varejo Brasileiro

 
 

O impacto das cédulas falsas é perceptível em todos os segmentos do Varejo, independente do porte, pois traz as seguintes perdas:
 
Trocos provenientes da transação;
Produto(s) proveniente(s) da venda;
Custo da operação;
Perda de Imagem - dependendo da forma como o cliente é abordado nessa situação, podemos ter uma perda sobre a imagem da empresa, sendo esta uma perda incalculável.
 

 

O mapa abaixo apresenta a posição oficial do Banco Central sobre as cédulas, mas perceba que o número de cédulas falsas pode ser ainda maior, caso as empresas deixem de enviar tais cédulas as suas agências bancárias e estas repassar ao Banco Central.

Data de atualização dos dados: 30/4/2013

Somente até 04/2013 já foram localizadas aproximadamente 96 mil cédulas falsas, onde se estima que 30% dos Brasileiros já receberam alguma. O gráfico abaixo apresenta a variação do total de cédulas identificadas como falsa em todo Brasil entre 2008 e 2012:


 

O gráfico abaixo apresenta a posição dos 5 estados de maior incidência ao longo de 5 anos (2008 – 2012), onde é possível perceber a representatividade do Estado de São Paulo sobre os demais estados de maior incidência.



Observa-se ainda que as cédulas de R$100,00 e R50,00 são mais falsificadas.

 

As empresas, em particular os pontos de venda, não possuem profissionais especialistas quanto à análise de cédulas falsas, mas podem sim realizar uma análise simples sobre os chamados Elementos de Segurança. Tais elementos são evidenciados no site do Banco Central, onde os mais conhecidos são a Marca d’água e a Marca holográfica.

 
 
Há algumas situações onde a falsificação, sendo grosseira, permite uma rápida identificação, porém a forma mais simples e segura é realizarmos a comparação com outras cédulas tidas como verdadeiras. Em situações como esta as lojas abordam o referido cliente rejeitando e pontuando de forma muito “transparente, direta e educada” o problema.

Em casos onde a cédula falsa somente for percebida após a conclusão da venda (na sangria do caixa ou junto a tesouraria), ela deve ser enviada junto ao numerário para depósito, onde será analisada pelo referido Banco que a direcionará ao Banco Central.

Percebam que quando foi mencionada a forma de informar cliente, foi realizada uma referência a transparência, objetividade e educação, pois o lojista deve agir de forma a não gerar qualquer tipo de indignação ou constrangimento ao seu cliente, podendo assim evitar perdas muito maiores, de qualquer forma lembramos que a falsificação é crime e rejeitar a cédula supostamente falsa é uma orientação dada pelo próprio Banco Central do Brasil, de qualquer forma é percebido que as empresas tem investido e muito quanto a treinamentos, e que são satisfatórios os resultados de tais ações.


Hoje existem tecnologias que permitem a identificação de tais cédulas, e algumas permitem haver interação junto à tesouraria, gerando assim maior controle e agilidade quanto ao fluxo das informações, mas todos geram ações reativas. Podemos também notar que os investimentos são realizados com base em indicadores e de forma muito direcionada e gradativa.

Em resumo, as cédulas falsas trazem muito prejuízos, sendo assim devemos estar atentos as novidades tecnológicas, regras do Banco Central e manter nossas equipes sempre atualizadas.
 

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