O impacto das cédulas falsas é
perceptível em todos os segmentos do Varejo, independente do porte, pois traz
as seguintes perdas:
Trocos provenientes da transação;
Produto(s) proveniente(s) da venda;
Custo da operação;
Perda de Imagem - dependendo da forma como o cliente é abordado nessa situação, podemos ter uma perda sobre a imagem da empresa, sendo esta uma perda incalculável.
O mapa abaixo apresenta a posição
oficial do Banco Central sobre as cédulas, mas perceba que o número de
cédulas falsas pode ser ainda maior, caso as empresas deixem de enviar tais
cédulas as suas agências bancárias e estas repassar ao Banco Central.
Data de atualização dos dados: 30/4/2013
Somente até 04/2013 já
foram localizadas aproximadamente 96 mil cédulas falsas, onde se estima que 30%
dos Brasileiros já receberam alguma. O gráfico abaixo apresenta a variação do
total de cédulas identificadas como falsa em todo Brasil entre 2008 e 2012:
Fonte:
http://www.bcb.gov.br/?MECIR
O gráfico abaixo
apresenta a posição dos 5 estados de maior incidência ao longo de 5 anos (2008 –
2012), onde é possível perceber a representatividade do Estado de São Paulo
sobre os demais estados de maior incidência.
Observa-se ainda que as cédulas de R$100,00 e R50,00 são mais falsificadas.
As empresas, em
particular os pontos de venda, não possuem profissionais especialistas quanto à
análise de cédulas falsas, mas podem sim realizar uma análise simples sobre os
chamados Elementos de Segurança.
Tais elementos são evidenciados no site do Banco Central, onde os mais
conhecidos são a Marca d’água e a Marca holográfica.
Há algumas situações
onde a falsificação, sendo grosseira, permite uma rápida identificação, porém a
forma mais simples e segura é realizarmos a comparação com outras cédulas tidas
como verdadeiras. Em situações como esta as lojas abordam o referido cliente
rejeitando e pontuando de forma muito “transparente,
direta e educada” o problema.
Em casos onde a cédula falsa
somente for percebida após a conclusão da venda (na sangria do caixa ou junto a
tesouraria), ela deve ser enviada junto ao numerário para depósito, onde será
analisada pelo referido Banco que a direcionará ao Banco Central.
Percebam que quando foi
mencionada a forma de informar cliente, foi realizada uma referência a transparência, objetividade e educação,
pois o lojista deve agir de forma a não gerar qualquer tipo de indignação ou
constrangimento ao seu cliente, podendo assim evitar perdas muito maiores, de
qualquer forma lembramos que a falsificação é crime e rejeitar a
cédula supostamente falsa é uma orientação dada pelo próprio Banco Central do
Brasil, de qualquer forma é percebido que as empresas tem
investido e muito quanto a treinamentos, e que são satisfatórios os resultados
de tais ações.
Hoje existem tecnologias
que permitem a identificação de tais cédulas, e algumas permitem haver
interação junto à tesouraria, gerando assim maior controle e agilidade quanto
ao fluxo das informações, mas todos geram ações reativas. Podemos também notar
que os investimentos são realizados com base em indicadores e de forma muito
direcionada e gradativa.
Em resumo, as cédulas falsas trazem muito prejuízos, sendo assim devemos estar atentos as novidades tecnológicas, regras do Banco Central e manter nossas equipes sempre atualizadas.
Em resumo, as cédulas falsas trazem muito prejuízos, sendo assim devemos estar atentos as novidades tecnológicas, regras do Banco Central e manter nossas equipes sempre atualizadas.
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