Muito falamos sobre Prevenção de Perdas e as ações que podemos adotar para
identificação das falhas/erros que ocasionam tais perdas, porém após avaliar a
Causa Raiz das perdas que são identificadas, mapear os referidos processos e
mesmo após aplicar as melhorias ou correções necessárias, tentei identificar
ações comuns que, se aplicadas de uma só vez ou se forem criadas como hábitos,
trarão diminuição gradativa das perdas.
Foi então que pensei em criar os 10 Mandamentos da Prevenção de Perdas, sendo
estes:
- Não participará de ações que vão contra a Ética;
- Estarás sempre com a atenção no cliente, realizando a Abordagem Preventiva;
- Não deixarás de vender mercadorias que estão na reserva por mais de 48h;
- Nunca permitirá que um produto fique na loja sem a devida etiqueta de preço;
- Não deixarás que um produto seja mantido em lugar irregular;
- Irá sempre manter as portas, armários e gavetas devidamente fechados;
- Não deixarás jamais que uma perda se repita ou não seja comunicada ao teu gestor;
- Não permitirá que um usuário seja utilizado por outro que senão o próprio colaborador;
- Não deixarás de cumprir seu horário e as tarefas que são de sua obrigação;
- Cuidará de teu espaço de trabalho, ele é tua segunda casa.
Se notarmos a que se refere cada uma dessas frases, o que estamos
carinhosamente chamando de “mandamentos”, podemos perceber que nada mais são que
o respeito e cumprimento as normas e procedimentos da empresa e que mais que
isso, fazem parte das Boas Práticas que, quando utilizadas, permitirão a
diminuição das perdas e aumento ou mesmo melhoria de nossos resultados.
Nossas perdas aumentaram, é verdade, mas sei que juntos estaremos agindo de
forma a ZERAR essas perdas, pois sei que PODEMOS!
1. Não participarás de ações que vão contra a Ética;
Esse “mandamento” fará com que as ações de cada um caminhem junto as
expectativas da empresa, evitando assim quaisquer tipos de perdas que possam de
alguma fora aferir a ética da empresa
2. Estarás sempre com a atenção no cliente, realizando a Abordagem
Preventiva;
Neste podemos ter tanto a diminuição de perdas, quanto a perda de vendas por
atendimento, podendo ainda gerar a fidelização do cliente
3. Não deixarás de vender mercadorias que estão na reserva por mais de 48h;
Aqui podemos transformar as mercadorias “paradas” em possíveis vendas,
podendo ainda evitar a perda de margem por um produto permanecer na reserva até
uma possível demarcação.
4. Nunca permitirás que um produto fique na loja sem a devida etiqueta de
preço;
Essa ação fará sempre que as informações sejam claras ao cliente, evitando
assim perdas de produtividade em virtude do Operador de caixa ter de consultar o
preço, ou a geração de descontos indevidos.
5. Não deixarás que um produto seja mantido em lugar irregular;
Aqui podemos evitar que um produto seja danificado a ponto de ser relacionado
a quebra
6. Irás sempre manter as portas, armários e gavetas devidamente fechados;
Isso trará não somente segurança ao Patrimônio da Empresa como principalmente
ao próprio colaborador, podendo ainda impedir possíveis impactos a imagem da
empresa/instituição.
7. Não deixarás jamais que uma perda se repita ou não seja comunicada ao teu
gestor;
Faz-se então um alinhamento geral entre todos da empresa/instituição, onde as
informações e ações são comuns. Esta situação permite gerar a transparência
necessária no ambiente de trabalho.
8. Não permitirás que um usuário seja utilizado por outro que senão o próprio
colaborador;
Muito alinhado a Segurança de Informação, esta prática permitirá o correto
controle e segurança sobre o fluxo e a qualidade das informações, evitando assim
possíveis perdas. Essa ação permite ainda a identificação de usuários que
praticam erros ou atos irregulares, podendo assim trazer impactos indesejados a
empresa, sua imagem e resultado.
9. Não deixarás de cumprir seu horário e as tarefas que são de sua obrigação;
Sendo mantido esse “hábito” a empresa/instituição estará caminhando direto
aos objetivos traçados, sem nenhum tipo de impacto quanto as leis trabalhistas
vigentes, o que além de impedir perdas quanto a reclamações ou autuações, também
estará ajudando a manter o clima dentro da empresa.
10. Cuidarás de teu espaço de trabalho, ele é tua segunda casa.
Além de ajudar quanto ao clima e as condições do trabalho, também poderá
trazer impacto a clientes internos e externos, que terão a sensação de maior
controle, organização e transparência.
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Se avaliarmos as informações de cada Hábito, Ação ou Mandamento, podemos
perceber que há um interligação entre elas e que todas estão alinhadas aos
objetivos de quaisquer empresas que atuam no mercado formal e ético.
Sabe-se que por vários fatores, as perdas tem aumentado em seus mais variados
segmentos, mas se cada membro da equipe assumir essas ações como práticas
constantes poderão transformá-las em hábitos, estes que, como dito acima,
estarão não somente diminuído as perdas nos mais variados segmentos, como também
aumentando a produtividade, segurança e transparência necessárias a cada
Empresa/Instituição.
É isso amigos, com cada um fazendo sua parte e agindo sempre como equipe,
poderemos crescer cada vez mais e alcançarmos nossos objetivos!!!
Conto com vocês, ok????
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