Este é o terceiro artigo sobre o Impacto de Procedimentos e Tecnologia junto
às áreas de controles, no artigo anterior abordei a utilização de tecnologia
alinhada a regras (procedimentos) de forma a permitir análise com amostras
grandes e podendo gerar excelentes resultados, porém é importante aqui relembrar
que tais informações ou propostas tem como cunho direcionar o trabalho a ser
realizado, agilizando e ampliando os resultados, porém depende de regras bem
definidas e de uma divulgação formal a todos os responsáveis.
Neste último artigo irei abordar a importância da padronização de
procedimento em especial junto à frente de caixa e a área de estoque, locais que
temos como maiores resultantes de perdas e onde é identificado um grande número
de falhas operacionais ou mesmo fraudes.
Padronização de Procedimentos de Frente de Caixa
A criação de padronização dos procedimentos permite não somente ganho na
produtividade quanto ao atendimento do cliente, como também maior facilidade na
aplicação de treinamentos ou mesmo a identificação de irregularidades como
trocas de produtos que não são da loja, devoluções indevidas, golpes
relacionados a pagamentos e a captação de informações que permitem a devida
identificação do cliente.
Com a elaboração de um procedimento padrão a realização de treinamentos é
muito mais fácil e prática. Tais treinamentos podem ser aplicados por manuais ou
vídeo a um grande número de funcionários, diminuindo assim o custo e o prazo
para aplicação destes. É ainda possível a revisão destes treinamentos de forma a
reforçar tais procedimento junto a equipe.
É confirmado por meio de medições, que a criação de procedimentos permite
ganhos quanto ao tempo de atendimento, o que permite diminuição significativa do
número de filas existente.
Vale ainda mencionar que os procedimentos padronizados permitem evitar golpes
como por exemplo a entrega do produto, somente após a confirmação do pagamento,
procedimento simples mas que pode evitar confusões quanto ao não pagamento pela
mercadoria ou questionamentos sobre a prática de trocos.
Os procedimento abaixo permitem criar uma conscientização junto aos
funcionários (equipe) de Frente de Caixa quanto as ações desenvolvidas pela
empresa:
Sangrias/Troco – é importante identificar de limites de
valor ou tempos para realização de sangrias ou mesmo troco, isso permite
diminuir o volume de numerário, diminuindo assim riscos. Aqui é importante
identificar quem é habilitado para realizar tal operação, sendo recomendado que
a única pessoa a manusear o conteúdo da gaveta seja o próprio operador de caixa,
evitando assim quaisquer questionamentos futuros.
Troca de Produtos – Na troca a empresa deve identificar
pontos de análise sobre os produtos de forma a capacitar a equipe sobre qual,
porque e quanto é possível realizar a referida troca. Cabe a empresa optar pela
geração de um possível crédito para realização de nova compra ou proceder com a
nova venda, utilizando a mercadoria como entrada (estoque) e forma de pagamento.
Em qualquer situação e mercadoria deve ser registrada para que haja a correta
atualização do estoque, mesmo em situação de troca por tamanho/cor, pois a
empresa mantém o controle correto de quantidade por “variante”.
Devolução – a empresa identifica se e quando é possível
realizar uma devolução, aqui é importante identificar a forma de pagamento da
compra original. Por exemplo, o cliente comprou em 8 vezes e está devolvendo
conforme as normas da empresa, porém a devolução não pode ser em dinheiro e sim
ajuste quanto ao crédito do cliente. É também importante identificar o motivo da
devolução, o que vai permitir gerar ações quanto a problemas identificados
relacionados a departamentos ou fornecedores mais problemáticos.
Compra de funcionários – a empresa deve identificar as
regras para essa prática, a exemplo de caixas exclusivos ou validação da
mercadoria por um Supervisor ou pelo Gerente. É importante deixar claro que os
funcionários fora do horário de expediente devem possuir o mesmo tratamento que
clientes normais e também respeitar as mesmas regras/acessos.
Cancelamento (compra/item) – é muito importante a criação de
regras, como por exemplo a validação de um Supervisor, isso não deve impactar na
operação, mas pode gerar grande segurança quanto a ações de má fé.
Atenção – identificar regras quanto ao uso de celulares,
aparelhos de som e até mesmo uso de uniformes (se existente).
Procedimentos de controle – podem-se haver também controles
e procedimentos que podem gerar segurança ao operador e a empresa, como por
exemplo:
1- Criar conferências esporádicas de caixas
2- Caixas devem ficar bloqueados quando não há operação.
A organização é algo a ser levado em consideração, pois gera impacto não
somente quanto a operação quanto a percepção do cliente quanto a organização
geral da empresa.
Procedimento de entrada e saída de estoque
Deve haver a correta conferência de volumes ou mesmo conferência por unidade,
de forma a validar as quantidades. É importante no momento da conferência física
haver uma conferência qualitativa de forma a garantir o “estado” do produto
recebido. Após isso a entrada desta mercadoria deve ser realizada por mesmo de
inclusão das NFs junto ao sistema de Controle de Estoque o que irá atualizar as
referidas quantidades de cada mercadoria.
É de extrema necessidade a criação e constante validação do cumprimento
destes procedimentos, isso permite:
- Armazenagem correta;
- Conciliação correta de saldos físicos e contábeis;
- Impedir que um produto não seja vendido e possibilitar ações como promoções;
- Identificar/coibir desvio de mercadorias;
- Planejamento de compra;
- Permitir a reposição correta, evitando assim ausência ou excesso de mercadoria na gôndola, prateleira ou arara.
Deve haver sempre o acompanhamento e validação de um Supervisor ou Líder do
estoque, gerando assim maior segurança quanto a execução dos procedimentos.
O não cumprimento destes procedimentos básico gera consequências desastrosas,
em todas o resultado é sempre, no mínimo, um estoque desatualizado, este que
terá impacto na venda e na compra para reposição, pois a área de compras terá
uma posição incorreta do saldo de estoque. Percebemos então que o correto
controle de estoque possui impacto direto junto a área financeira e de
compras.
Aplicação de Checklist
A criação de Checklists rápidos e objetivos poderá permitir um acompanhamento
quanto a algumas situações de maior relevância. Além de
permitir esse acompanhamento é uma forma de ajudar na criação de hábitos
quanto à execução ou mesmo validação de um processo.
É necessário haver registro de quanto e quem realizou a verificação dos itens
do checklist e que periodicamente haja troca do executor, o que permitirá maior
segurança quanto à validação dos itens.
A cobertura ou aplicação de um checklist pode ser realizada junto a diversas
áreas, podendo ter resultados satisfatórios não somente quanto a áreas de
controle como a área comercial também:
- Frente de caixa
- Abertura/Fechamento
- Atendimento
- Organização/Reposição
- Itens de Segurança
Qualquer checklist deve possuir as seguintes informações:
- Situação correta (S/N)
- Descrição da situação (detalhe opicional)
- Nome/Assinatura do verificador
- Data de Execução
- Local verificado
Um dos itens mais importantes é a praticidade de aplicação,
sendo assim é sugerido que as perguntas sejam claras e com respostas de S/N (Sim
ou Não), evitando dispêndio de tempo para seu preenchimento.
O histórico gerado pelo checklist permite uma atuação direta quanto a itens
que possam estar gerando riscos ou perdas, podendo ainda trazer ganhos como
segurança e produtividade. Este mesmo histórico pode ser utilizado para traçar
situações comuns em departamentos, áreas ou regiões, o que facilitará a adoção
de ações de forma direta quanto às ocorrências reincidentes.
Outro item importante é que o
próprio checklist deve ser revisado após período estipulado pela própria
empresa, permitindo assim que sua aplicação seja realizada de forma objetiva,
porém com a geração do resultado necessário para utilização do mesmo, isso
porque a execução do checklist requer um tempo a ser despendido, sendo assim
possui custo do executor e do analista/revisor e deve ser justificado com o
alcance do resultado a que foi proposto.
Bom fico por aqui e como sempre a disposição de todos, espero que os 3
artigos aqui postados sirvam para ajudar de alguma forma e que possa também
fomentar as análise e discussões sobre cases que são comuns e que possuem grande
representatividade junto as empresas.
Abraço a todos,
Gilberto Quintanilha Júnior
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