quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Com foco em gerar receita extra, varejo investe mais no online

Anúncios publicitários, marketing de afiliados e programas de fidelidade estão entre as ações adotadas


Para gerar receita extra no comércio eletrônico, 96% das varejistas brasileiras adotaram alguma ação nos últimos dois anos. É isso que revela um estudo realizado pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo), junto com o Provar (Programa de Administração de Varejo) da Fia (Fundação Instituto de Administração) e a Affinion.

A receita extra é aquela gerada a partir de bens e serviços que não fazem parte do negócio principal da companhia. O exemplo mais simples é a oferta de espaço publicitário no site para anúncios de outras empresas.

De acordo com a pesquisa, para 23% das empresas, a receita extra representa menos de 1% da receita da companhia no ano. Para 47% das empresas, a participação da receita extra no total varia de 1% a 10%. Para 14% dos entrevistados, a receita extra responde por 10% a 50% da receita total da companhia. Outros 16% dos entrevistados informaram que não têm geração de receita extra em seus negócios.

Os tipos de ação
Entre os tipos de ações para gerar receita extra, os anúncios publicitários no site foram adotados por 51% das empresas. O marketing de afiliados, prática que consiste em pagar comissões a parceiros externos por indicar tráfego na internet, também foi adotado por 51% das empresas.

A venda cruzada interna, que consiste na venda adicional de produtos e serviços, ofertados com base no que o consumidor acabou de adquirir, foi usada por 37% das empresas. Outra fonte de receita extra, usada por 25% das empresas, foi o programa de fidelidade interno, que recompensa as compras de consumidores com pontos. Esses pontos podem ser usados para compras de outros produtos por meio de cupons e descontos.

A pesquisa mostrou que 19% das empresas adotaram programas de fidelidade com parceiros externos, como Multiplus, Smiles e Dotz. Outra fonte de receita extra foi a venda cruzada externa, feita com recomendação de produto ou serviços fornecidos por terceiros para o cliente do comércio eletrônico. O exemplo mais comum é a oferta de seguro para eletroeletrônicos. Esse tipo de geração extra de receita foi adotado por 18% das empresas respondentes.

A pesquisa
Para esse estudo foram ouvidos 57 executivos de comércio eletrônico das principais varejistas do Brasil, segundo o Ranking do Varejo 2017, publicado pelo Provar. A lista inclui Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Via Varejo (dona da Casas Bahia e do PontoFrio), Walmart, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Raia Drogasil, entre outros.

Fonte: Valor Online

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