terça-feira, 9 de julho de 2013

Controles e Envolvimento - Sucesso em qualquer projeto




Temos visto notícias recentes sobre dificuldades, erros e em muitos casos completo insucesso sobre a aplicação de tecnologias cujo intuito é a Prevenção de Perdas, tendo como base inibir ou permitir a identificação de ações geradoras de perdas.

Em conversas com muitos profissionais da área é fácil notar que um dos maiores fatores sobre o aumento de perdas não está relacionado à ausência ou mesmo aplicação de uma determinada tecnologia, havendo ou não mudança nos procedimentos diários (operação), mas sim às falhas em procedimentos que já eram antes, adotados como padrões, como por exemplo:

  • Ausência de conferência de entrada e saída de Produtos – situação que pode gerar grande variação quanto ao índice de perdas. Aqui as empresas adotam procedimentos que não tragam impacto quanto a operação (produtividade), mas é sempre sugerida uma conferência periódica, mesmo que por amostragem, permitindo que possíveis divergências sejam identificadas e tratadas no referido momento;

  • Falha em procedimentos de abertura e fechamento de loja – portas que ficam abertas sem nenhum tipo de controle de acesso e alguns casos, a porta da acesso direto ao estoque da loja, situação de alto risco não somente ao estoque quanto a estrutura e equipe de loja;

  • Necessidade de revisão de procedimentos já existentes – conferência de saída de lixo, saída de funcionários, provadores, etc...;

  • Controle de Acesso mais rigoroso – em vários momentos identificamos que o controle de acesso a retaguarda das lojas, em especial ao estoque traz fragilidade, em especial quando existem armários ou banheiros próximos, podendo sim, haver extravio de mercadorias.

  • Uso incorreto de determinada tecnologia – mesmo com apoio das empresas fornecedoras e investimentos em treinamentos, percebemos que caso não haja uma acompanhamento e controle de um responsável, as tecnologias podem ser sim, inúteis, pois não geram os devidos resultados.

O que podemos fazer se investimos em equipamentos, estrutura e treinamentos e não são gerados os resultados?

Tendo como base as situações acima descritas (exemplos), podemos identificar que o ponto necessário é a geração de Controles e identificação de responsáveis, estes que validaram os procedimentos com periodicidade, registrando falhas e possíveis melhorias e que isso seja mantido, havendo sempre prazo para correção de aplicação das melhorias.

Vale ainda lembrar, que as orientações e solicitações apresentadas devem ter respeito e alinhamento a operação (normas e procedimentos) atual e que identificando quaisquer situações que possam ir contra essa operação já padrão, deverá haver nova análise sobre os itens que compõe essa operação, permitindo assim que as ações preventivas possam ser aplicadas em harmonia aos demais procedimentos de cada empresa.

Além de Controles, o Envolvimento de cada funcionário/colaborador com as tarefas que lhe são atribuídas é fundamental para qualquer trabalho, isso deve ser claro não somente no momento da contratação e treinamento, como também ao longo do tempo, de forma periódica, onde podemos utilizar ações de endomarketing. Outra forma de gerar o referido Envolvimento é gerar a transparência necessária sobre os objetivos da empresa e manter sempre um canal de comunicação aberto com seu líder, permitindo a apresentação e eliminação de dúvidas e sugestões sobre melhorias.



Com certeza o casamento de Controles e o Envolvimento de cada um, possibilitará não somente o correto uso de tecnologias, como principalmente a geração de resultados cada vez maiores e melhores.

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