Abaixo quatro perguntas chave que devem ser respondidas pelo varejista, antes de iniciarem um projeto em RFID:
1. Nós temos uma equipe interna capaz de obter todos os benefícios da tecnologia RFID?
Uma equipe de TI responsável pelas integrações das soluções RFID com os sistemas da empresa; Uma equipe de Operações de CD e Loja, responsável pelo manuseio da tecnologia e alteração dos processos atuais da empresa; Uma equipe de Vendas, analisando e identificando melhorias na reposição de produtos nas lojas; e por fim, uma equipe responsável pelo controle das etiquetagens na origem, acompanhando o desempenho de toda a solução.
2. Estamos preparados para integrar as informações do mundo RFID com nossos sistemas, para obtermos todos os benefícios da tecnologia?
A tecnologia RFID proporcionará a gestão de item. Este volume de informações, integrando-se aos sistemas da empresa, dará um novo nível de informação para os tomadores de decisão. Este equipe está preparada para este nível de informação? Esta é uma pergunta que deve ser respondida.
3. Estamos preparados para RFID Source Tagging (Etiquetagem RFID na origem)?
A etiquetagem na origem garante um menor investimento na tecnologia, quando comparado à etiquetagem no CD. Quanto antes houver esta etiquetagem, antes virá o ROI.
4. Quais são os objetivos do projeto RFID?
É importante o varejista identificar claramente, pelo menos 3 objetivos claros para o Projeto de RFID. Enumero alguns exemplos de objetivos:
A) Elevar nossas vendas por loja acima de 4%;
B) Reduzir nosso tempo de expedição de produtos pela metade;
C) Reduzir nossos custos de inventário anual em ao menos 60%;
D) Obter o ROI do projeto em menos de 12 meses.
São apenas alguns exemplos simples de objetivos que precisam ser quantificados pelo varejista.
Bruno Calaça, Gerente de Produtos Editor do Blog Store Performance Brasil